O produtor e magnata de Hollywood Saul Zaentz morreu no último dia 03 de janeiro aos 92 anos, em São Francisco, Califórnia. O produtor sofria de Alzheimer e morreu devido à complicações da doença.
Para o público fã das adaptações cinematográficas de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e que vem acompanhando nos últimos 15 anos notícias relacionadas às produções desses filmes, o nome Saul Zaentz é familiar. Zaentz era o homem que realmente detinha os direitos sobre O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Dono e fundador da antiga Tolkien Enterprises e hoje Middle-earth Enterprises, Zaentz possuía os direitos exclusivos de determinados elementos das duas obras de J. R. R. Tolkien, incluindo os títulos dos livros, nomes de personagens, objetos, localidades e eventos. Os direitos para produção de filmes e peças teatrais também são da Middle-earth Enterprises.
Os direitos sobre as obras de Tolkien foram adquiridos por Zaentz em 1976, ao comprá-los da United Artists, que os comprou do próprio Tolkien, em 1968. Portanto, o que Zaentz fez foi licenciar esses direitos para outras companhias, como fez para a New Line/Warner e MGM, que produziram os filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e para os produtores da peça teatral de O Senhor dos Anéis, no Canadá. Apesar de licenciar os direitos de O Senhor dos Anéis para a New Line Cinema, Zaentz por diversas vezes foi à Justiça contra o estúdio em contestação à divisão dos lucros obtidos pelos filmes, que arrecadaram por volta de 3 bilhões de dólares em bilheteria ao redor do mundo.