Mas o fim de Glaurung não significava o fim dos dragões, pois Melkor, na época de Guerra da Ira, soltou de Angband os dragões alados, até então desconhecidos dos homens, elfos e anões. Uma grande hoste lideradas pelo terrível e mais poderoso de todos, Ancalagon, o Negro, dizimou grande parte das hostes do Ocidente, e o resultado foi tão terrível que só uma intervenção dos Valar seria capaz de livrar os povos de Beleriand deste mal horrendo.
Após anos e mais anos de guerra contra Angband, Eärendil veio através dos céus em Vingilot para lutar contra os dragões, e com o auxilio das águias e seu líder, Thorondor, eles conseguiram matar Ancalagon, que caiu sobre as Thangorodrim, destruindo-as com sua forte queda, decretando assim o fim de Angband e o aprisionamento do Senhor do Escuro, Melkor. É importante ressaltar que devido a Guerra da Ira, a grande península de Beleriand entrou em convulsão e afundou fazendo com que as águas do mar inundassem todos os seus domínios, restando apenas a porção leste compostas pelas Ered Luin ou Montanhas Azuis e a região costeira de Forlindon e Harlindon (Lindon) após a vertente oeste, onde foi construído os Portos Cinzentos pelos elfos.
Mesmo com a vitória dos Valar, alguns dragões bem como orcs e balrogs escaparam e foram para várias regiões da Terra-média. Com o início da Segunda Era, os dragões se posicionaram nas regiões Leste e Norte da Terra-média, e não houve muitas informações acerca das ações deles neste período. Na Terceira Era, os dragões foram mais presentes e atuantes, fazendo vários estragos na Terra-média, principalmente no Oeste, especificamente nas Montanhas Cinzentas. Fizeram guerra contra os anões e acabaram vencedores e conquistando e pilhando todos os tesouros. Um destes dragões era Scatha, o Verme. Mas depois da conquista do reino e dos tesouros, acabou sendo morto por Fram, príncipe pertencente ao povo Éotheód.
Ainda na Terceira Era outro dragão voltou a assolar a Terra Média. Era Smaug, o Dourado. Devido às suas características, ele era muito parecido com seus ancestrais da Primeira Era. Era um poderoso animal alado cuspidor de fogo que abriu guerra contra o reino dos anões em Erebor, a Montanha Solitária e o reino dos homens adjacente, Valle. Ambos os reinos foram destruídos e os remanescentes fugiram para outras regiões da Terra média. Mas Smaug estava com os dias contados, pois foi organizado uma campanha dos anões através da liderança de Thorin Escudo-de-Carvalho, descendente de reis, o mago Gandalf e o hobbit Bilbo Bolseiro. Tal campanha fez com que Smaug saísse de Erebor e fosse atacar Esgaroth, a Cidade do Lago, mas seu fim estava por perto. O dragão foi atingido em seu ponto mais fraco por uma flecha, a flecha negra atirada por Bard, descendente do reino de Valle. Smaug caiu morto sobre a Cidade do Lago, decretando assim o fim dos dragões e da ameaça para os Povos Livres da Terra média.
Referências Bibliográficas:
O Silmarillion – J.R.R. Tolkien
Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média – J.R.R. Tolkien
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – Apêndice A – J.R.R. Tolkien
O Hobbit – J.R.R. Tolkien