Galadriel

Foto do autor
Escrito por Fábio Bettega

 
Galadriel (The Lady Of The Wood) é uma banda de doom metal oriunda da Eslováquia. Formada em 1995, por Dodo Datel (baixo e vocal), e Voloda Zadrapa (guitarras), a banda no início se encaixava num estilo semelhante ao Amorphis, praticando doom metal com muita melodia.

Biografia:

Quando Sona "Witch" Kozakova entrou na banda pouco tempo depois, a história do Galadriel realmente começou a se formar, com a vocalista trazendo toda uma nova personalidade à banda. Neste momento gravaram sua primeira demo, “Empire Of Emptiness”.

Após amplamente divulgar esta fita promo, a banda consegue um contrato com a gravadora Unknown Territory da Inglaterra, e lança seu primeiro álbum oficial, também entitulado “Empire Of Emptiness”, em 1997.

Enquanto divulgavam este álbum já estavam com material pronto para gravar o segundo álbum, “The Mirror Of Ages”, onde se iniciam as referências a Tolkien, além do nome da banda. Lançando em 1998, Galadriel passa a ser relativamente conhecido pelos países da Europa e excursiona para divulgar seu disco.

Mais uma vez a banda prepara todo o material para o próximo álbum, o terceiro, durante o período de divulgação, e em 2000 lançam “Oblivion”, mas através de muita polêmica e controvérsia, pois a banda é forçada a romper com a gravadora Unknown Territory após quatro anos de trabalho, e a maior parte das cópias de “Oblivion” simplesmente desaparece.

Após atravessar este suplício a banda entra em estúdio e grava seu quarto álbum “Thorns”, mas não chega a lança-lo devido à falta de um contrato com uma gravadora que distribua seu material.

Em junho de 2001 a banda gravou uma música do Blind Guardian (qual a música não há informação ainda), para um futuro álbum tributo à banda alemã.

Recentemente a banda mudou o nome do quarto álbum, lançado em 2002, para “From Ashes To Dust”. O álbum traz mais uma faixa inspirada no trabalho de Tolkien, chamada “Armies Of Valinor”, além do cover para The Bards Song – The Hobbit (Blind Guardian).

Em 2004 saiu seu mais novo trabalho, World Under World, que não conta com nenhuma faixa na temática Tolkien.

O Galadriel tem apenas dois de seus discos disponíveis fora da Eslováquia, que são o Mirror Of The Ages e Oblivion. Neles, vemos algumas referências indiretas à Tolkien, que não citam o seu trabalho de forma clara, mas o contexto certamente assemelha-se. As únicas menções diretas são o nome do segundo álbum Mirror Of The Ages, a primeira faixa do terceiro álbum Oblivion, que se chama On The Wings Of Gwahir e a faixa Armies of Valinor do álbum "From Ashes to Dust" (além do cover óbvio de Bard Song, do Blind Guardian).

Este faixa, On The Wings Of Gwahir tem sua letra em primeira pessoa, de forma que vemos Gandalf cantando seus momentos de medo e desespero durante Khazad-Dum e em Isengard, sendo finalmente liberto por Gwahir, o rei das águias.

Além das letras inspiradas em Tolkien, a maioria das outras também está num contexto fantástico e/ou tratam da natureza, o que parece sempre estar ligado a uma “imagem” de Lothlorien e a própria Galadriel, o que torna o trabalho da banda bem interessante.

Discografia:
Empire of Emptiness (1997)
The Mirror of Ages (1999)
Oblivion (2000)
From Ashes to Dust (2002)
World Under World (2004)

Line Up:
Dodo Datel: vocais, baixo, loops
Tomax Gabris: guitarras, loops
Matus Hanus: guitarras,teclado
Lukash Shushka: bateria

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex