Fuçando a internet descobri uma coisa interessante. Não sei até que ponto a coisa pode ser verdade, mas vale a pena pensar sobre o assunto. O artigo fala sobre a suposição de David Salo, linguista conhecido por estudar Tolkien, que Lauterbrunnental, um vale da Suiça, foi a inspiração de Tolkien para criar Rivendell.
Além da similaridade entre as fotos, Salo defende a similaridade dos nomes (o artigo não diz quais são as similaridades e tabém não descobri quais são) em uma carta, a 306, Tolkien revela que sua viagem a Suiça serviu de inspiração para o trecho do Hobbit que segue de Rivendell até Misty Mountain. Aos 19 anos Tolkien viajou por este Lauterbrunnental.
Marie Barnfiled é outra que defende esta ideia. Ela publicou um artigo chamado The Lyfe ant the Auncestrye em uma publicação da Tolkien Society dizendo que:
“não só pela similaridade do desenhdo de Tolkien de Rivendell e Lauterbrunnental, mas também:
a) Tolkien viajou por Lauterbrunnental em 1911
b) ele caminhou por uma rota incomum no vale que é igual a usada por seus personagens até Rivendell
c) Lauterbrunnen essencialmente quer dizer Greyflood & Hoarwell (se alguém puder ajudar com a tradução desta)
d) Tolkien aproximou o som do nome Lauterbrunnen com os nomes, em Inglês e Sindarin, do rio de Rivendell: ie Loudwater & Bruinen.”
Marie vai ainda mais longe, mais adiante ela diz:“Eu nunca li isso em outro artigo, mas o vale Lauterbrunnen! aparece de novo em O Senhor dos Anéis como o vale Snowbourne em Rohan.”
Se isso é verdade acho impossível dizer, mas que a coisa está bem fundamentada isso está.