Na Nova Zelândia a respiração foi suspensa. Porém, um suspiro de alívio foi imediatamente ecoado pela Internet. Haverá um filme de O Hobbit. Na verdade, haverá dois filmes que vão estrear em dezembro de 2012 e dezembro de 2013. E, para alegria dos neozelandeses, será rodado no mesmo palco da trilogia O Senhor dos Anéis.
Após atrasos na produção que levaram Guillermo del Toro desistir da direção; após um incêndio em um armazém em outubro, em Wellington, usado para armazenar as miniaturas da trilogia original; após a suspensão do pagamento das dívidas da Metro-Goldwyn-Mayer, que foi apoiada financeiramente pela Warner Bros e a New Line; depois que o governo neozelandês conseguiu manter as filmagens em seu país através de uma modificação nas leis trabalhistas, para despreocupar a Warner … afinal, parece que todas as peças agora se encaixam, que não há como voltar atrás, e que toda a equipe está preparada para enfrentar um ano de filmagens sob o comando de Peter Jackson.
E desta vez, o bilhete premiado foi para o Inglês Martin Freeman (39). Prêmio antes desfrutado por Elijah Wood em O Senhor dos Anéis. Mas primeiro é preciso cumprir os compromissos anteriormente firmados, e Freeman assinou contrato há um tempo atrás, para interpretar um professor em Animals, a estréia na direção do catalão Marçal Forés, que atualmente é rodado em Barcelona [Espanha].
Enquanto Freeman interpreta o professor Inglês, a “máquina” de O Hobbit – que deve estar à altura da trilogia original – já foi ligada. Orçamento inicial:US$ 500 milhões aproximadamente .
E os meses de filmagens?
“Sei meu plano de trabalho”, diz Freeman. “Começo em janeiro, e no verão, volto [à Inglaterra] para a segunda temporada de Sherlock, a série da BBC, na qual interpreto Watson, e volto à Nova Zelândia em setembro para acabar as filmagens até o final do ano.”
O ator inglês diz “verão” porque ele pensa nas estações europeias, mas na realidade, será inverno naquela parte do mundo: por isso as filmagens vão parar.
“Para mim, os rumores sobre se seria filmado [O Hobbit] ou não, não me preocupavam muito. Preocupava-me com a minha família [têm dois filhos pequenos], e se eles se mudariam comigo. Então, eu estava mais interessado em saber se iríamos filmar no Leste Europeu ou na Nova Zelândia”.
O antigo diretor, Guillermo del Toro, disse por telefone: “tenho uma dor no coração. Projetamos o dragão Smaug, as aranhas da Floresta das Trevas, lobos Warg … Tudo estava visualmente impressionante.” Ele explica e diz: “para mim, o melhor Bilbo Bolseiro possível é Martin Freeman.”
“Eu agradeço estas palavras do fundo da minha alma”, diz Freeman. Jackson o defendeu igualmente: “Poucas vezes em minha carreira eu me deparei com um ator que eu sabia, desde o início, que havia nascido para um personagem, e Martin é um deles”.
Resposta de Freeman:
“Eu tinha cruzado com Peter em várias ocasiões, e em fevereiro mandei uma fita com o meu teste como Bilbo. Del Toro respondeu com uma nota muito amável, que me esclareceu que eu tinha sido o escolhido, apesar dos boatos que ouvira. Quando Peter assumiu o leme, falou comigo durante a Copa do Mundo de futebol e disse-me, muito honestamente, que eu estava dentro do projeto”.
O “pequeno” desta megaprodução fascina o ator inglês:
“Não é uma contradição, é que Peter sempre escreveu com sua esposa, Fran [Walsh], Phillipa Boyens, e tem como braço direito Carolynne Cunningham. Eles formam uma grande família, têm fé nestes projetos”.
Freeman diz que sempre se guia pelos roteiros.
“É o fundamental! Por isso estou aqui filmando com Forés, e certamente não é pelo dinheiro. Minha prioridade sempre foi o roteiro… É verdade que ainda não há um roteiro definitivo de O Hobbit. Então, Peter não pode dizer muito sobre como será o meu Bilbo, mas eu confio nele totalmente. Claro que será mais jovem que o Bilbo de Ian Holm em O Senhor dos Anéis. Eu gosto do fato de a maioria dos personagens que eu tenho feito, até agora, sejam reativos e Bilbo seja ativo: ele cria a aventura”.
Os nomes que compõem o resto do elenco não são tão bem conhecidos como Freeman, com exceção de James Nesbitt (que interpretará o anão Bofur), e certamente não tem o status de estrela.
“Bem, minha carreira foi passo a passo na busca de bons roteiros:. Love actually, O Guia do Mochileiro das Galáxias, séries como The Office ou Sherlock … isto é um golpe de sorte. Eu busco honestidade no meu trabalho, não tenho uma grande piscina no quintal”.
Freeman admite só agora ter lido O Hobbit, além de dizer que já fez o teste de maquiagem para a composição do personagem.
“Não havia lido o livro; eu não era um fã de Tolkien, agora sou. Faz apenas algumas semanas que eu provei os pés peludos de Bilbo, as orelhas – embora eu já as tenha grandes – e os cabelos. Além disso, fizeram os moldes das partes do meu corpo: é importante, pois as próteses serão muitas, e serão usadas por muitos meses. Me vi muito diferente … mas eu estou pronto para ser Bilbo”.
Fonte: El País.com