Peter Jackson disse em comunicado divulgado à imprensa que a produção de O Hobbit “está pronta para ajudar no que for possível”, referindo-se ao terremoto devastador de Christchurch.
O diretor também disse que vários dos atores e membros da equipe, provenientes da região, “estão fazendo todo o possível para apoiá-los”, e que todos os envolvidos na produção de O Hobbit estão “chocados e entristecidos pelo tremor e suas conseqüências devastadoras”.
Ele também revelou que entrou em contato com a Defesa Civil para prestar assistência prática, bem como reiterar que suas orações e pensamentos estavam com todos os que foram afetados pelo acontecimento.
Em uma demonstração de solidariedade, a Weta Workshop também disse que fez doações às vítimas do terremoto por meio do Earthquake Relief Fund e que roupas para aqueles que tinham sido evacuados das áreas de risco foram enviadas de Wellington.
A Agência de Cinema da Nova Zelândia também ofereceu condolências à região. Em uma declaração, sua representante Gisella Carr disse que “a agência se junta a todos os neozelandeses e os outros ao redor do mundo em seus sinceros sentimentos a todos os afetados pelo trágico terremoto em Christchurch”.
Apenas duas semanas atrás, Jackson revelou o novo elenco para o filme O Hobbit numa conferência de imprensa em Wellington. As filmagens vão começar em 21 de março e a fotografia principal será nos estúdios Miramar e em outros locais em toda a Nova Zelândia.
A data de início foi escolhida após considerações de ordem prática dos requisitos de cronograma de filmagem, da disponibilidade dos atores e as estações do ano na Nova Zelândia. Apesar de muitas das locações (os estúdios ficam em Wellington) para os filmes ficarem próximas de Christchurch, Ilha Sul, não há nada até agora que impeça as filmagens na região.
Fonte: TVNZ.co.nz