O intérprete de Gandalf, o Cinzento, mais uma vez atualizou seu web site com algumas informações interessantes. Dessa vez Ian McKellen revelou – entre outras coisas – que o Gandalf de O Hobbit será sutilmente diferente do Gandalf visto em A Sociedade do Anel, no aspecto visual. Segundo ele, esse novo velho Gandalf se aproximará mais da descrição do personagem feita nos livros pelo autor J. R.R. Tolkien.
Diz ele no primeiro post:
[…] Esta semana, a minha barba das férias e o meu cabelo das férias, cultivados na Índia e que permaneceram na Nova Zelândia, tiveram que partir.
No dia seguinte, subi as escadas do trailer de maquiagem, onde Rick levou apenas uma hora trabalhando na peruca, na barba e no bigode [de Gandalf]. Eu e os outros pensávamos que eles estavam muito curtos, até que as fotografias da Sociedade do Anel provaram que estávamos errados. O cabelo de Gandalf havia crescido apenas em nossa memória. O nariz falso também não parecia muito à medida do que eu me lembrava. Isso porque ele não era o mesmo. Eu tinha pedido um nariz menor do que o da última vez. Os escultores da WETA estavam fazendo um nariz novo, de qualquer maneira, substituindo a velha gelatina pegajosa por silicone, que deslizava se o mago espirrasse ou gritasse. [Abaixo o teste de maquiagem para O Senhor dos Anéis]
É como nos velhos tempos. As roupas de Gandy [Gandalf] estão penduradas por todo o meu trailer… É tudo novo… Mas elas se ajustam, mesmo o chapéu novo. Então passo para o estúdio, sorrindo.
Na postagem seguinte McKellen diz que as filmagens começaram sem ele, e que se arrependeu muito de não ter ido, pois não viu os atores, e seus dublês em escala menor, caracterizados como anões:
A fotografia principal de O Hobbit começou em 21 de março, sem mim.
Enquanto isso, todos os personagens têm ensaiado frente às câmeras, de modo que o resultado da maquiagem e figurino possa ser avaliado através da lente da câmera, antes do início das filmagens definitivas, depois será muito tarde para correções.
[…] Todos que viram o primeiro desfile dos dois Thorin Escudo de Carvalho e mais 24 anões diferentes [os atores e seus dublês em escala] ficaram profundamente impressionados!
Bilbo já está filmando, esta foi a prova final de que O Hobbit está bem e verdadeiramente caminhando.
O mago ainda tinha de ser testado. Então, fiz-me como Gandalf, eu fui colocado sobre uma marcação no chão e pediram-me para caminhar lentamente em direção à câmera…
O traje original que eu usava em SdA pairava um pouco melancólico em um suporte. Eu não posso usá-lo em O Hobbit, porque ele é visto como um artefato com “status histórico”. Ann [Maskrey, a figurinista] fez duas alterações que alguns poderão notar…
McKellen chama a atenção para a descrição de Gandalf segundo o próprio Tolkien: o personagem aparece usando botas pretas de cano longo e um cachecol prateado:
No filme [A Sociedade do Anel], o cachecol apareceu apenas uma vez [na imagem acima, no detalhe], pendurado na carroça de Gandalf na Vila dos Hobbits, mas estranhamente não depois. Tenho agora um grosso cachecol prateado de aparência mágica para vestir e usar como parte do meu próprio figurino, de alguma forma… E, como descrito por J.R.R. Tolkien, debaixo da vestimenta familiar, um novo par de botas pretas pode ser notado. Elas não vão parecer novas, é claro. São botas de montar, do tipo que pode ser vestida com rapidez. Gandalf muitas vezes tem pressa. Suas botas anteriores eram amarradas e precisavam da ajuda de Emma para entrar e sair. Não eram boas para um mago correr. E elas eram cinzentas, não pretas.
Parece justo que o Gandalf de O Hobbit seja sutilmente diferente do Gandalf de A Sociedade do Anel. Além de se aproximar da descrição dos livros, são 60 anos que separam ambas as histórias, e, ao contrário do Mago Cinzento, as roupas (e as botas) não são imortais!