A polêmica em torno da exibição de trechos de O Hobbit em 48 fps, meses atrás, fez a Warner tomar uma medida drástica: vai limitar a distribuição do primeiro filme neste formato, ou seja, poucas salas de cinema ao redor do mundo exibirão O Hobbit em 48 fps. A notícia foi divulgada primeiramente pela revista Variety. O texto abaixo foi publicado originalmente pelo TecMundo.
A expectativa pelo lançamento do filme “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” em 48 fps (quadros por segundo) deve aumentar ainda mais nos próximos meses. Isso porque o diretor Peter Jackson, juntamente com a Warner Bros, decidiu limitar o acesso às cópias a algumas poucas salas no mundo.
Ou seja, mesmo tendo sido filmado em 48 fps, a versão que você vai conferir nos cinemas será uma adaptação para 24 fps. O estúdio ainda não informou quais países ou cidades receberão as cópias com a novidade e não se sabe nem mesmo se nos Estados Unidos haverá uma quantidade significante de réplicas com esse formato.
A produção, que tem estreia mundial prevista para o mês de dezembro, deverá chegar à maior parte do público apenas com cópias tradicionais. Ainda não se sabe se no Brasil, por exemplo, será exibida alguma cópia no formato 48 fps.
Os primeiros testes com o formato não agradaram muito ao público. Na época, o diretor Peter Jackson considerou o lançamento precipitado e afirmou que seria preciso exibir o filme inteiro para que os espectadores pudessem formar uma opinião concreta sobre a novidade. Com medo de gerar um marketing negativo, a Warner optou por limitar as cópias, de forma a perceber primeiro qual será a receptividade do público ao novo formato.