Para isso, o Conselho Branco dispõe do trabalho voluntário de seus Associados, organizados em todo o país em Tocas (sedes regionais) e grupos de estudos estruturados em diversas áreas da Cultura tolkieniana. São estes mesmos Associados que assumem posições naDiretoria Nacional e desenvolvem os projetos e parcerias do Conselho Branco, como descrito no Estatuto da sociedade.
E projetos não faltam! A obra literária de J.R.R. Tolkien não teve paralelos no século que terminou e seu principal livro, a trilogia O Senhor dos Anéis, vendeu sozinho mais de 150 milhões de exemplares no mundo todo. Sua criação é tão fabulosa que diversos e renomados estudiosos se dedicam a estudá-la e mereceu, inclusive, a criação de uma cadeira para estudos de lingüística na Universidade de Oxford, Inglaterra. O Conselho Branco vem fazer sua história junto a uma vasta Comunidade Mundial, levando a esta a rica contribuição de nossa cultura, certo de que cumprirá com seu papel.
Associe-se ao Conselho Branco, a Sociedade Tolkien brasileira, e participe ativamente das nossas atividades, projetos, pesquisas e eventos. Ajude a movimentar esta parceria Conselho Branco + Valinor (tenho a honra de seu o atual presidente do Conselho Branco, além, claro, de fundador e administrador da Valinor)