Muita gente sempre quis saber quanto da visão singular de Del Toro (que pode ser conferida em filmes como Hellboy e O Labirinto do Fauno) está em O Hobbit. Então, Annalee Newitz, do io9.com, sentou-se com Peter Jackson e perguntou-lhe. Jackson disse:
“[Guillermo] tinha projetado um monte para o filme… Eu olhava para seus projetos, quando ele assumiu, e muita coisa tinha muito do Guillermo… eram coisas que você reconheceria de O Labirinto do Fauno ou Hellboy. Era a sua visão artística e eu não poderia fazer esse filme. Eu olhava para seus projetos e dizia a mim mesmo que ‘a única pessoa que pode fazer um filme de Guillermo Del Toro é o próprio Guillermo. Não deve ser eu. Eu não posso colocar em minha cabeça a ideia de outra pessoa – eu tenho que criar tudo desde o início’. Então, realmente eu redesenhei muito do filme. Alguma coisa do DNA de Guillermo está lá – havia algumas coisas que ele fez e que e eu achava que eram muito legais, e eu usei algumas partes desse seu material – Mas alterando isso e mudando aquilo, como eu achava que deveria. Mas o filme foi amplamente redesenhado”.
Quem está morrendo de vontade de saber como os projetos originais de Guillermo Del Toro para O Hobbit se pareciam? Jackson não revelou exatamente os detalhes da mudança, e talvez nunca revele, mas o próprio Del Toro, no início de 2011, revelou um pouco de sua própria visão para os filmes, meses depois de deixar a produção. Se quiser saber o que ele disse, confira aqui na Valinor: Del Toro revela detalhes sobre Smaug e O Hobbit.