Ícone do site Valinor

Os prós e os contras de interpretar Gandalf, por Ian McKellen

Tem sido amplamente divulgado que McKellen quase recusou o papel de Gandalf em O Hobbit (como pode ser lido aqui). Agora, o próprio ator, em seu blog, esclarece a questão. Com a palavra, Sir Ian McKellen:

“É verdade que você quase não interpretou Gandalf de novo?”

Agora que eu retornei a Gandalf, não consigo acreditar que havia alguma dúvida em minha mente – mas havia! Há sempre, com qualquer oferta de emprego.

Para me decidir, eu costumo anotar os prós e os contras e ver qual é a lista mais longa ou a que pesa mais. Assim:

Prós: Trabalhar com Peter Jackson é sempre estimulante e divertido: nós rimos um com o outro e ele não me deixa atuar de forma teatral demais no filme. Admiro seus colegas mundialmente conhecidos, como  Andrew Lesnie (diretor de fotografia), John Howe e Alan Lee (designers da Terra-média) e é assim com muitos dos que retornaram em O Hobbit. O Senhor dos Anéis se tornou um clássico do cinema e o mesmo pode muito bem ser verdade com relação ao O Hobbit. Eu gosto de viver na Nova Zelândia e explorar sua paisagem incrivelmente bonita.

Contras: um compromisso de dois anos com O Hobbit iria manter-me longe de outros trabalhos e longe de casa e dos amigos em Londres. Eu gosto de novos desafios e já interpretei antes Gandalf, o Cinzento.

Quando Peter me disse que tinha se comprometido com O Hobbit, eu imediatamente desmarquei compromissos em minha agenda e fiquei esperando uma chamada. Foi uma longa jornada, pois Peter se retirou do projeto e foi substituído por Guillermo Del Toro. Guillermo e eu nos demos muito bem, com alguns encontros discutindo sua visão. Em seguida ele também se retirou. Então, Peter estava de volta e, em seguida, mais atraso, por doença e desentendimentos com o sindicato dos atores da Nova Zelândia. Comecei a pensar: “O Hobbit foi amaldiçoado” – outra razão contra.

O que me fez mudar de opinião foi o conselho de um sábio amigo: “Ian, todos os fãs do O Senhor dos Anéis não vão entender ou se importar com suas dúvidas. Eles só querem ver você de volta como Gandalf.” E então eu percebi o que eu já sabia o tempo todo, que eu não podia suportar a ideia de outro ator vestindo o chapéu pontudo e as vestes cinzentas.

E foi isso. Graças a Deus!

Ian McKellen, Londres, 24 de outubro de 2012

 

(Agradecemos a dica, BlackMoon!)

Sair da versão mobile