Estou chegando agora da pré-estreia de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, no Rio de Janeiro. A pré foi promovida pela Warner, na noite do dia 11/12, no Cinemark Downtown, na Barra da Tijuca e contou com a presença de fãs e outros convidados. O meu convite foi dado pela Toca-RJ, entidade regional do Conselho Branco, que forneceu convite aos fãs cadastrados. Depois de um longo engarrafamento numa noite extremamente quente, consegui chegar vivo ao cinema, onde estava acontecendo uma bela festa, com fãs fantasiados, imprensa, etc. A minha exibição foi em uma sala 2D, com 24 quadros por segundo e estas são as minhas primeiras impressões. Vale lembrar que outros membros da Equipe Valinor podem ter outras impressões e que este texto reflete apenas a minha opinião:
* O texto abaixo está livre de spoilers*
– O filme é uma delícia de assistir e em nenhum momento fiquei cansado, apesar da longa duração.
– Erebor é incrível, provavelmente a cidade mais imponente que eu já vi em qualquer filme de fantasia. A riqueza de detalhes é imensa e a beleza ganha facilmente de Moria. A cena que mostra a tomada de Erebor por Smaug é uma das coisas mais incríveis que eu já vi.
– Existe um vilão claro neste filme e não é Smaug. Muito bacana isso.
– O filme não segue o livro a risca, como também foi em O Senhor dos Anéis. PJ toma liberdades de contar coisas que estão em outros livros e também cria momentos que estão apenas no filme. Isso não me pareceu um problema em momento nenhum e o filme segue uma boa narrativa. O respeito às obras está claramente ali.
– Reconhecer os anões não é um problema, como eu achei que poderia ser. Todos os anões diferenciam bastante entre si.
– O tom do filme é bem mais leve que O Senhor dos Anéis. É mais divertido, mais colorido, de certa forma até mais ingênuo e infantil que a trilogia, exatamente como o livro é.
– Várias cenas remetem à trilogia, inclusive com a mesma trilha sonora da saga anterior. Isso me soou um pouco repetitivo, mas conversando com o pessoal na saída do cinema, ninguém reclamou disso. Todos gostaram desta referência aos filmes anteriores.
– Trolls. Goblins. Smaug. Incríveis.
Conclusão: quero ver de novo. Agora em 3D (apesar de não ter sentido falta nenhuma). Comprem seus ingressos. Agora!