O neozelandês Stuff.tv conversou com Joe Letteri, o supervisor geral de efeitos visuais da trilogia O Hobbit, e questionou-o sobre como é possível um humano, neste caso o ator inglês Benedict Cumberbatch, emprestar os movimentos e expressões faciais para um dragão, cuja fisionomia não é nada humanoide. Eis a resposta de Letteri:
Quase todos os trabalhos de captura de movimento são para construir personagens humanoides, como Gollum e King Kong, mas para o próximo filme [‘O Hobbit: A Desolação de Smaug’] você vai usar captura de movimento para criar um não-humanoide, o dragão Smaug. Como isso funciona exatamente?
O que estamos fazendo com um personagem como Smaug é realmente interpretar os gestos em vez de olhar para o desempenho literal. Então é meio caminho entre um personagem animado e uma captura de movimento.
Poderíamos ter feito Smaug da forma tradicional. Bastava pegar Benedict Cumberbatch e fazê-lo entrar em uma cabine de som e gravar seu diálogo, e fazer tudo totalmente com animação convencional. Mas quando nós gravamos o que o corpo de Benedict está fazendo, ele libera-o para nos dar uma ideia do aspecto físico e íntimo das poses, de modo que o que ele tem em sua mente [para Smaug] pode surgir através de como ele está se apresentando. E nós vamos pegar isso e estender para o dragão.
Além do dragão Smaug, Benedict Cumberbatch interpreta o personagem Necromante (Sauron) na nova trilogia de Peter Jackson, também emprestando voz e desempenho para o personagem.