***
O ator inglês Richard Armitage, que interpreta do anão Thorin Escudo de Carvalho na trilogia O Hobbit, conversou com o Indiewire – The Playlist sobre as cenas cortadas de Gandalf e Thrain, pai de Thorin. Desde os primeiros trailers, cenas do encontro entre o Mago e o Anão foram vistas, mas não apareceram nos filmes Uma Jornada Inesperada e A Desolação de Smaug. “Há muito material cortado, e algumas coisas têm de acabar indo embora. Coisas que levam semanas para filmar desaparecem, e é triste, mas é importante para manter a unidade do filme”, disse. Confira o que mais o ator comentou sobre isso.
Existe algum material que foi cortado de um dos dois primeiros filmes, possivelmente recuperado para o próximo filme ou versão estendida, e que você acha que é fundamental para o seu personagem, e que espera que o público possa ver?
R.A.: Sim, e eu não tenho certeza se vai acabar no terceiro filme, então eu não vou falar sobre isso com muitos detalhes. Mas Thrain, que é o pai de Thorin, tem uma grande sequência com Gandalf encontrando-o, e um flashback de quando Thorin e Thrain estavam lutando lado a lado no campo de batalha e Thrain está perdido, é por isso que Thorin sai em sua busca em primeiro lugar. Então, podem colocar isso em uma versão estendida, mas também pode aparecer em algum lugar no terceiro filme.
________________________________________
Sequência de imagens do encontro (e confronto) entre Gandalf e Thrain em Dol Guldur, 1º trailer de Uma Jornada Inesperada (clique nas imagens para ampliá-las):
Gandalf e Thrain andam pelos labirintos de Dol Guldur, cena de bastidor vista em um dos videoblogs:
Thrain na Batalha de Moria, extras da Edição Estendida de Uma Jornada Inesperada:
Thrain salta sobre Gandalf em Dol Guldur, cena do 1º trailer de A Desolação de Smaug:
Armitage também falou um pouco sobre o terceiro e último filme, O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez.
“[…] o dragão é a jóia da coroa deste filme [‘O Hobbit: A Desolação de Smaug’], mas acho que no terceiro filme será a Batalha dos Cinco Exércitos. Tem de ser uma das maiores cenas de batalha jamais imaginadas. E Pete é realmente interessado em guerra, a primeira Guerra Mundial e aviões, e esta é uma batalha [a dos Cinco Exércitos] tridimensional porque acontece na terra e no ar. Então eu acho que vai ser muito espetacular.”
“[…] eu realmente gostei muito de algumas das coisas que não estão no livro também. Eu acho que é importante saber aonde Gandalf vai, e eu não sabia nada sobre isso até há pouco tempo, mas até ver o surgimento de Sauron Necromante e a formação do exército de orcs, isso realmente acabou fazendo sentido para mim. Porque quando entramos na Batalha dos Cinco Exércitos no terceiro filme, quando a guerra realmente eclode, não se trata apenas de exércitos se unindo para lutar, há verdadeiro propósito por trás disso, e propósito político, eu acho.”
Richard Armitage também falou à MTV News e disse que depois da trilogia O Hobbit espera poder ver mais da Terra-média no cinema. Ele espera ver O Silmarillion virando filme pelas mãos do diretor Peter Jackson. Para ele, ver este livro sendo adaptado para o cinema não é uma questão de “se”, mas “quando”.
“Tenho certeza de que a sedução provocada pelo ‘O Silmarillion’ vai trazê-lo [PJ] de volta à Terra-média. Embora só Deus saiba quanto tempo vai demorar”.
O ator sabe dos problemas que cercam uma (im)possível adaptação do mais mítico e complexo livro do Professor Tolkien e da inimizade entre os herdeiros do autor, que detêm os direitos sobre a obra, com a Warner Bros. Mas Armitage diz não duvidar da perseverança de Peter Jackson, que dedicou grande parte de sua carreira a retratar a Terra-média nos cinemas.
“Nunca diga nunca”, continuou Armitage. “Eu acho que ele ama a Terra-média. E penso que ele está destinado a isso. Ele adaptou todo esse mundo do qual Tolkien fala. É óbvio que é irresistível para ele.”
Oficialmente, a Terra-média será vista no cinema pela última vez em O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez, filme que fecha a nova trilogia de Peter Jackson e que estreia em dezembro de 2014.