Nascido na Suécia, Persbrandt foi uma das 11 pessoas julgadas pela justiça de seu país por tráfico de drogas. Durante a investigação, no início deste ano, o nome de Mikael Persbrandt apareceu em uma das agendas telefônicas de um traficante de drogas. Naquela época seu advogado explicou à imprensa que, provavelmente, alguém de alguma forma usou o telefone celular do ator em uma festa para pedir a droga. Após a condenação, na manhã desta terça-feira, seu advogado disse que iria recorrer da decisão. O promotor explicou, no entanto, que a próxima instância irá apenas confirmar o veredicto de prisão.
No início de 2011 Mikael Persbrandt perdeu sua posição como embaixador da Unicef devido a seu problema com cocaína. Na época, foi encontrado em um teste de urina do ator traços da droga. Persbrandt, além de perder o posto na Unicef, teve de pagar uma multa.
Nem os estúdios Warner Bros. ou a produção de Peter Jackson se pronunciaram ainda sobre o assunto. Apesar de a fotografia principal já ter sido toda filmada, a condenação de Persbrandt pode, entre outras coisas, afetar a terceira parte de O Hobbit, o filme Lá e de Volta Outra Vez, se o ator precisar fazer regravações e sincronização de voz, como confirmou recentemente o ator Richard Armitage (Thorin). Beorn desempenha um papel crucial na Batalha dos Cinco Exércitos, o clímax do O Hobbit.
Fonte: HerrDerRinge-film