O primeiro desses dois projetos é o curta-metragem sem fins lucrativos chamado “Tolkien’s Road”, escrito e dirigido por Nye Green, um estudante de cinema que fez do filme seu projeto de conclusão de curso. Green filmou nos arredores de Los Angeles, EUA, e usou estúdio para recriar o interior da casa de Tolkien e o pub frequentado por ele e seus amigos, dentre eles C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia. Assista ao trailer:
Nye Green disse em uma entrevista recente dada ao fansite espanhol El Anillo Único que é um grande fã Tolkiendil e quis com seu curta fazer justiça ao Professor Tolkien. Ele conta como a ideia surgiu.
“Bem, eu estava brincando com a ideia há alguns anos, quando a hora de começar o meu projeto de conclusão de curso chegou. Eu tive uma tempestade de ideias para curtas e voltei a essa de Tolkien interagindo com os personagens de seus livros. No começo eu pensei que era muito ambicioso, então eu deixei a ideia pra lá, tentando encontrar outra coisa. Mas ela não saía da minha cabeça. Era a única coisa que eu realmente queria trabalhar. Então decidi que seria melhor trabalhar em um projeto ambicioso e que eu gostasse do que trabalhar em um projeto simples e que eu não me importava muito.”
“[…] Eu queria saber mais sobre a vida do próprio Tolkien. Um homem cujos livros têm sido uma grande inspiração para mim, mas de quem eu sabia pouco. Também o fato de que não havia nenhum filme sobre Tolkien fez a ideia parecer-me muito tentadora. Eu adorei o fato de que seria o primeiro a trazer para a tela a história da vida de Tolkien. Acho que agora eles estão preparando alguns filmes de Hollywood sobre Tolkien. Eu realmente gostaria que as pessoas envolvidas nesses filmes vissem ‘Tolkien’s Road’ e talvez até pudessem permitir que eu me envolvesse neles. Quem sabe. Vamos ver o que acontece.”
Misturando ficção e realidade, o enredo do curta conta os caminhos percorridos por Tolkien até ele começar a escrever O Hobbit, mas antes que possa dar vida à Terra-média, o Professor deve superar o trauma por ter lutado na Primeira Guerra Mundial e encontrar novamente sua voz. Green pretende exibir “Tolkien’s Road” em festivais de cinema e depois disponibilizá-lo on-line.
“Ao contrário dos filmes de Peter Jackson, a nossa versão seguirá rigorosamente a história do livro O Hobbit, sem histórias paralelas, mas haverá alguns ajustes (sutis) que irá agradar alguns fãs, e não outros. A maior mudança será a ausência de alguns anões. Nós decidimos assim, porque queríamos dar mais personalidade a eles. O filme é muito curto para fazer justiça a todos.”
Assista ao teaser-trailer:
Esta animação será em 2D e também não será explorada comercialmente (e assim não haverá interferência da Tolkien Estate, empresa que gerencia os direitos dos descendentes sobre as obras de Tolkien). Seu orçamento ficou em torno dos 7000 dólares e será disponibilizada on-line em 26 de novembro deste ano.
Saiba mais sobre “Tolkien’s Road” visitando sua página oficial no Facebook – Tolkien’s Road.
A animação “The Hobbit” também tem sua página oficial – The Hobbit Animated Feature. Em ambas você poderá ver fotos de produção.