Você ama a trilogia “O Hobbit”? Ou acha que Peter Jackson e companhia escorregaram feio nos novos filmes? Seja como for, você terá a chance de opinar detalhadamente sobre a série e ainda ajudar pesquisadores do mundo todo, inclusive do Brasil, a entender melhor o impacto da trilogia. Esse é o objetivo do “World Hobbit Project”, que está sendo lançado junto com “A Batalha dos Cinco Exércitos”.
Confira o comunicado que eu acabo de receber da universidade catarinense Univali, que conta como funcionará o projeto. E, se estiver interessado, não deixe de participar!
“Univali integra pesquisa mundial sobre trilogia O Hobbit — Estudo envolverá pesquisadores de 46 países
Santa Catarina – Estreia amanhã (11) no Brasil e em vários países do mundo, a parte final da trilogia “O Hobbit” . Nesse mesmo dia, será lançado um projeto mundial que envolverá pesquisadores de 46 países na investigação de audiência e a respeito do papel que a fantasia e a cultura de fã exercem na cultura contemporânea. No Brasil, a investigação tem a coordenação da professora Valquiria Michela John, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Univali, o estudo envolverá outros três professores pesquisadores e dois bolsistas, integrantes do grupo Monitor de Mídia.
A pesquisa, disponível no site do projeto – www.worldhobbitproject.org, vai coletar respostas em mais de 30 idiomas. Quem ama ou critica o filme? Qual diferença pode ter para os que leram o livro? Como as pessoas avaliam a atuação de Martin Freeman como o personagem Bilbo? Como os filmes são recebidos em países diversos como Austrália, África do Sul, Japão, Índia, Finlândia ou Brasil? Os questionamentos pretendem uma análise aprofundada para descobrir os significados que o universo fantástico tem para pessoas de todo o mundo.
“O Brasil entrou na pesquisa porque o país reúne um número significativo de fãs, organizados em comunidades inclusive. A pesquisa permitirá a criação de um banco de dados mundial, que depois poderão ser explorada pelos pesquisadores em análises comparativas, ou de maneira específica com o público do seu país. No final, os dados também serão abertos e estarão disponíveis para o público”, explica Valquiria.
O projeto é inteiramente independente, e capitaneado pela empresa cinematográfica New Line Cinema e pelo diretor Peter Jackson. A coordenação geral da pesquisa é do professor Martin Baker, da Universidade de Aberystwyth, que inclusive, foi quem fez o convite às duas universidades brasileiras, que se destacam por suas pesquisas na área de recepção midiática. O questionário ficará disponível no site www.worldhobbitproject.org até maio de 2015.