Fazia tempo que não tínhamos notícias sobre a Terra-Média e de repente surge um rumor de que a Amazon poderia comprar os direitos para fazer uma série de O Senhor dos Anéis. Claro que no primeiro momento você pensa que é apenas uma daquelas notícias malucas da internet. Que não vai dar em nada. Mas para surpresa de todos que acompanham a forma que o Estate (herdeiros) gerencia os direitos de adaptação da obra do Tolkien ao longo dos anos, um acordo foi anunciado.
Christopher Tolkien, filho e principal voz dentro do Estate, sempre foi contra qualquer forma de adaptação da obra de seu pai. Vale lembrar que tudo que foi feito até hoje, filmes e jogos, partiu de um acordo obscuro que o próprio Tolkien inocentemente topou fazer e os direitos acabaram nas mãos de Saul Zaentz. O Christopher disse que enquanto ele fosse o responsável, lutaria para que mais nenhuma adaptação fosse realizada e a obra do seu pai fosse deixada em paz. Porém este ano Christopher anunciou que deixaria seu cargo no Estate e as coisas mudaram e muito.
O anúncio de que a Amazon adquiriu os direitos de adaptar O Senhor dos Anéis para uma série com várias temporadas e possíveis spin-offs foi rápido e definitivo. A obra do Tolkien passa agora por uma nova fase. E depois da surpresa inicial da notícia em si, vem a grande pergunta: qual vai ser a história?
O release feito pela Amazon e pelo Estate não dá muitas pistas do que eles estão pensando, assustadoramente parece que ainda não existe um projeto concreto apenas ideias e possibilidades. O que fica claro é que a série se passará antes dos acontecimentos de A Sociedade do Anel. E com certeza terá alguma ligação com os filmes, mesmo que não sejam tratados como no mesmo universo, a Amazon vai explorar os personagens mais conhecidos. É importante dizer que os outros livros do Tolkien, como o Silmarillion e Contos Inacabados, não entraram no acordo. Então o que sobra? Basicamente os apêndices que estão em O Retorno do Rei e algumas histórias mencionadas muito brevemente durante a saga do anel.
Pensando nisso peguei meu exemplar de O Retorno do Rei da estante e procurei nos apêndices possíveis histórias que a Amazon poderia explorar.
Númenor
O reino de Númenor foi um presente dos valar (deuses) aos Edain pela sua ajuda na luta contra Morgoth. Era o reino poderoso e foram eles que ajudaram Gil-galad a derrotar Sauron (sim, aquele). O problema é que os Edain decidem levar Sauron prisioneiro. Foi um grande erro. Sauron mesmo preso consegue envenenar os ouvidos do rei e os Edain decidem que são mais importantes e poderosos que os próprios valar. Um grande conflito acontece e Númenor é destruída. Os únicos a escapar são Elendil e um pequeno grupo além de Sauron. O corpo de Sauron é destruído e ele retorna para Mordor.
Os Filhos de Elendil
Isildur é o filho mais velho de Elendil. Na queda de Númenor ele escapou com três navios para Pelargir, lá com seu irmão fundou o reino de Gondor. Foram tempos difíceis Sauron estava ali do lado e logo reuniu força suficiente para atacar Gondor. Isildur segue para o norte, Arno, deixando seu irmão para defender Osgiliath. Retorna com o exercito da Última Aliança. Derrota Sauron e recuperando o Anel. Acaba morto em uma emboscada de orcs.
Angmar
Depois da morte de Isildur o reino de Arnor foi dividido em três, Arthedain, Rhudaur e Cardolan. Apenas no primeiro a linhagem de Isildur foi mantida, nos outros com o passar dos anos ela se perdeu. Durante o reinado de Malvegil em Arthedain uma ameaça surgiu no norte, o reino de Angmar. O conflito abala as alianças entre os antigos reinos de Arnor. Traições aconteceram o uma grande batalha foi inevitável. Além dos homens, elfos e até hobbits se juntaram para derrotar o Rei Bruxo de Angmar.
Juventude de Aragorn
Aragorn é criado entre os Elfos, onde se apaixona por Arwen, depois sai pelo mundo para provar se valor. Ajuda Gondor e Rohan, derrota os corsários de Umbar, fez várias tarefas para Gandalf (inclusive captura Gollum) e defende o norte de ameaça que cada vez ficam mais frequentes até conhecer Frodo em Bree.
Em quatro temporadas, ou até mais, a série contaria a história dos Dúnedain o povo de Aragorn. Seguindo a história deles é possível mostrar os eventos que levaram a Guerra do Anel na Terceira era.
Quando pensei em fazer essa tentativa achei que encontraria fragmentos de histórias, nada desenvolvido o suficiente para se ter uma narrativa sólida e seria necessário a criação de muitos fatos para preencher as lacunas. Mas agora acho que os Dúnedain possuem uma linha de trama bem definida e que cobre uma boa parte da história da Terra-Média e tem uma ligação direta com o que foi apresentado nos filmes. Não sei se a Amazon vai usar isso, mas que existe uma boa história para ser contada, isso existe.