Sua estréia como ator se deu aos 20 anos, em uma série de Tv que durou até 1988, chamada "Crossroads", justamente começando em 1964. Durante a década seguinte, portanto 70, John estrelou algumas mini-séries e especiais de televisão. Seu início no cinema se deu em "The Black Windmill". Foi então que esteve no elenco de 2 longas metragens, um deles "A Nightingale Sang in Berkeley Square". Só esteve num elenco principal no ano de 1981, no filme de suspense "Sphinx", que tinha como cenários o Egito.
Com esse pontapé inicial, já acumulando trabalhos, estrelou ao lado de Harrison Ford em dois dos três filmes da série de "Indiana Jones". O primeiro foi Os Caçadores da Arca Perdida, e o seguinte é Indiana Jones e a Última Cruzada. Seu papel foi do personagem Sallah, que atua do lado bem do filme.
Assim como alguns atores da trilogia, Rhys-Davies atuou em peças teatrais baseadas em obras de Shakespeare. Só sobre esse escritor, John estrelou 26 peças, através da companhia Madder-Market Theatre de Norwich. O ator participou de muitas temporadas da Royal Shakespeare Company. Na Tv, protagonizou "Os Intocáveis", "Sliders", "War and Remberance" entre outros. Por "Shogun" ele conseguiu uma indicação ao Emmy.
John Rhys-Davies nasceu na Inglaterra, na cidade de Salisbury, no ano de 1944, filho de um policial colonial da Tanzânia. Estudou na escola de forte tradição teatral, a Truro School de Cornualles e graduou-se na Royal Academy of Dramatic Art.
Imagens:
John no lançamento de AdT
John como Gimli
Foto de Gimli autografada pelo ator
Fontes:
IMDb
Redação Terra
Adoro Cinema
Agradecimentos à Húrin Thalion £ pela ajuda