Recentemente foi lançado no exterior um livro um tanto quanto interessante sobre Tolkien. Não é nada acadêmico, nada que vá "aumentar seus conhecimentos sobre Tolkien e a Terra-Média". "Lembas for the soul" (Lembas para a alma), é um livro escrito por fãs de "O Senhor dos Anéis" e de Tolkien, como eu e você, onde os autores relatam como a obra do Professor Ronald mudou suas vidas.
Adquira "Lembas for the soul" pela Amazon.com.
"Estas histórias trazem reiterados testemunhos dos prazeres de compartilhar a experiência de ‘O Senhor dos Anéis’. Que Ringer não sentiu a alegria de descobrir um fã com opiniões semelhantes, seja numa line party* em sua própria vizinhança ou do outro lado do mundo pela internet? Ou, inesperadamente, surge um fã no trabalho ou mesmo dentro de sua própria famÃlia. Estas histórias descrevem esse senso de comunidade entre os fãs, não importa a forma como vieram a conhecer ‘O Senhor dos Anéis’: talvez foi lendo Tolkien em voz alta em um telhado no Irã aos doze anos, ou assistindo o dvd em um laptop no hospital depois de dar à luz, ou lendo um livro passado da avó, para o pai e para o filho. Vemos adolescentes descobrindo grandes amigos na escola, amigos de internet cruzando um oceano para se conhecerem pessoalmente e famÃlias unindo-se de variadas formas. Alguns conhecem a história há trinta anos; outros somente por dois, mas todos estes escritores têm sido inspirados de uma forma ou outra. Freqüentemente, eles identificam um conjunto de valores, tais como amizade, amor, esperança, coragem, fé, compaixão, sacrifÃcio, que eles apreciam e voltam-se repetidamente para ‘O Senhor dos Anéis’. O que também é notável é como a história instigou pessoas a mudarem suas vidas. Alguns citam a fala de Gandalf, “Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado” como o Ãmpeto para deixar um emprego que é um beco sem saÃda ou encontrar a coragem para viajar ao redor do mundo. Mais freqüentemente, a história de Tolkien leva a uma explosão de criatividade, com pessoas superando seus bloqueios de escritor, escrevendo música ou descobrindo uma nova visão artÃstica. Mas o trabalho de Tolkien também funciona como um refúgio e consolo. Há histórias aqui que falam de desvastadoras perdas pessoais. Como um escritor comenta, "Algumas dores vão fundo demais," e ‘O Senhor dos Anéis’ traz o conforto que nos diz que "o sofrimento… é universal."
Com a crescente atenção acadêmica ao fandom, este livro deve ser de interesse também àqueles fora da comunidade de fãs. Juntamente com outros projetos que logo virão à tona, tais como o documentário Ringers e o sólido estudo de Martin Baker sobre os espectadores e leitores de ‘O Senhor dos Anéis’, Lembas for the Soul (Lembas para a Alma) pode prover uma visão da natureza dos fãs de Tolkien. Estudiosos de literatura e cinema, por exemplo, podem estar interessados no modo como tanto o livro de Tolkien como os filmes de Peter Jackson trazem igual inspiração. Freqüentemente, leitores tornam-se ávidos frequentadores de cinemas, e os que já o eram se apressam a comprar os livros e os dois públicos buscarão as trilhas sonoras e possivelmente os audio books. Em alguns casos, é o modo como os documentários de DVD apresentan a vida dos atores ou da equipe técnica que traz a inspiração. Mulheres superam os homens quase de dez para um nestes ensaios, apresentando ainda mais evidência que o público feminino para O Senhor dos Anéis está crescendo. Enquanto a maioria dos escritores vêm dos Estados Unidos, pessoas de lugares tão distantes como Indonésia, Polônia, Ãfrica do Sul, SuÃça e Austrália estão representados. O que não se achará aqui, entretanto, é desaprovação dos filmes. Esta compilação é dedicada a Tolkien e a Jackson, Walsh e Boyens; em outras palavras, nenhum “purista que despreza os filmes aparece nestas páginas."
* Uma line party é uma encontro previamente combinado numa fila de cinema.
Além disso tudo, o livro ainda conta com uma receita de como se fazer Lembas!!!