Apesar de não ter muitas expectativas, aceitou o convite de seu agente para as audições de seleção para a trilogia O Senhor dos Anéis. Poucos meses depois, Peter Jackson esteve na Escócia para conhecê-lo e realizar pessoalmente uma audição com Billy. Durante os ensaios para uma apresentação, recebeu uma ligação de seu agente dizendo que o papel de Pippin seria dele, se ele desejasse. Ironicamente, Pippin é o hobbit mais jovem da comitiva; com 28 anos, segundo os livros; enquanto Billy era o mais velho dos quatro atores. Entre outras características, Billy é um talentoso cantor (tenor e barítono), além de tocar guitarra, baixo e bateria. Compôs "The Steward of Gondor', que ele mesmo interpretou em O Retorno do Rei, de um estilo mais escocês e sombrio, diferente da música que Pippin e Merry (Dominic Monaghan) cantaram em Edoras.
Billy desenvolveu uma grande amizade com Dominic durante as filmagens. Passavam mais de 11 horas diárias no topo de uma árvore mecânica de 6 metros de altura (Barbárvore) durante as filmagens. No alto da árvore, os dois elaboraram um roteiro sobre duas pessoas do Reino Unido que abrem uma escola de mergulho em Miami e se metem em muitas confusões. Seria uma forma de trabalharem juntos após o término das gravações de O Senhor dos Anéis. Infelizmente, com os trabalhos desenvolvidos por ambos após as gravações, roteiro ainda não foi concluído.
Curiosidades
Em algumas ocasiões formais, Billy usa kilt (vestes tradicionais escocesas);
Seu personagem favorito dos quadrinhos é Patolino, por seu sarcasmo e humor;
Inicialmente, Peter Jackson pediu para Billy reduzir seu sotaque escocês,as considerou que as falas mais divertidas ficavam melhores com o sotaque. Ao consultar O Hobbit, Jackson e os escritores observaram que mãe de Bilbo foi uma Túk, e um de seus ancestrais inventou o golfe, concluindo que Tolkien poderia pretender que os Túks representassem os escoceses (golfe é um jogo de origem escocesa);
Billy reserva um tempo para responder perguntas de seus fãs, que são disponibilizadas em seu site oficial.
Fontes
http://www.imdb.com
http://www.billyboyd.net/
http://www.omelete.com.br