Ele foi levado à Birmingham por sua mãe, que se tornou Católica Romana.
Ele começou a estudar no colégio King Edward’s em 1900. Em 1904 sua mãe
morreu. Depois disso, ele e seu irmão se trancaram em uma das casas,
ele encontrou Edith Bratt que também era uma órfã, com quem casou
depois, em 1916. Em 1911 ele terminou o colégio e foi aceito pelo
Exeter College, em Oxford.
{mospagebreak title=Exeter College}
Tolkien foi para Oxford em Outono em 1911. Ele tinha uma bolsa do Exeter College para ingressar em Greats. Ele tinha acomodação na universidade, em um prédio que não existe mais. Agora a loja “Blackwell's Art and Poster” está no lugar, porém os quartos acima ainda são dos estudantes de Exeter. Seu quarto tinha vista para Turl St. (A rua da foto). Ele ingressou em uma segunda classe no exame Honour Modernations, em seu segundo ano. Como ele tinha interesse em idiomas, aconselharam-no a mudar para Inglês. Ele começou Inglês no terceiro semestre de 1913.
{mospagebreak title=50 St John's St}
Quando a paz voltou, Tolkien conseguiu um emprego no Oxford English Dictionary. Ele se mudou para 50 St John's St. próximo de onde tinha vivido por um tempo quando ainda era estudante, porém depois se mudou para a esquina no número 1 Alfred St. (agora Pusey St.) com sua esposa e filho, John. [Não foi encontrado o número 1 na Pusey St.]
{mospagebreak title=Old Ashmolean}
O Oxford English Dictionary ficava situado no edifício Old Ashmolean na rua Broad, quando Tolkien trabalhou lá. Este edifício agora hospeda o Museu de História da Ciência.
Em 1920 ele se mudou para o departamento de Inglês da University of Leeds. Lá se tornou professor de Língua Inglesa em 1924, contudo em 1925 retornou para Oxford.
{mospagebreak title=Pembroke College}
Pembroke College
Em 1925 Tolkien foi eleito Rawlinson and Boswoth Professor of Anglo-Saxon. Este cargo tem ligação com o Pembroke College.
{mospagebreak title=22 Northmoor Rd}
Quando Tolkien voltou para Oxford ele comprou esta casa onde viveu de 1925 até 1930.
{mospagebreak title=20 Northmoor Rd}
Em 1930 os Tolkiens se mudaram para a casa ao lado, no número 20, ali viveram até 1947.
{mospagebreak title=St Aloysius}
Tolkien era um católico devoto. Normalmente ele ia à Igreja St. Aloysius na Woodstock Rd.
{mospagebreak title=St Gregory}
Outra Igreja que Tolkien frequentava era a St. Gregory na Woodstock Rd.
{mospagebreak title=O Bird and Baby}
Tolkien e C.S. Lewis e outros amigos formaram o grupo auto-intitulado Inklings. Eles se encontravam com freqüência e liam passagems de seus trabalhos em desenvolvimento. O ponto de encontro mais famoso era o pub “Eagle and Child”, conhecido como “Bird and Baby”. Existe uma placa dentro do pub lembrando dos Inklings.
{mospagebreak title=Magdalen College}
Novos edifícios, Magdalen College
Os Inklings também freqüentemente se encontravam no quarto de C.S. Lewis em Magdalen. Eles eram neste prédio. O quarto usado no filme “Shadowlands” (Terra das Sombras) não era o quarto exato (pois o ocupante na época se recusou a deixar eles filmarem lá), mas um quarto idêntico.
{mospagebreak title=Caminho Addison}
Este caminho no Magdalen College foi o lugar de uma longa conversa entre Tolkien, C.S. Lewis e Hugo Dyson, após a qual C.S. Lewis se converteu para o Cristianismo.
{mospagebreak title=Examination Schools}
Neste prédio Tolkien lecionou para estudantes, sobre Lobisomem e outros assuntos.
{mospagebreak title=Radcliffe Camera}
Tolkien decidiu que este prédio, que é parte da Bodleian Library, parece exatamente como o templo de Sauron, Morgoth em Númenor. No “Notion Club Papers” (publicado em The Downfall of Sauron: The History of Middle Earth, Volume 9), os personagens confundem os dois prédios.
{mospagebreak title=Merton College}
Merton
Em 1945 Tolkien é eleito Merton Professor of English Language and Literature. Consequentemente ele mudou para o colégio Merton, o qual ele gostava muito mais do que Pembroke.
{mospagebreak title=3 Manor Rd}
Tolkien e sua esposa viveram aqui de 1947 a 1950. A casa pertence a Merton.
{mospagebreak title=99 Holywell Street}
Esta é outra casa de Merton onde os Tolkiens viveram de 1950 a 1953.
{mospagebreak title=76 Sandfield Rd}
Tolkien viveu em 76 Sandfield Rd em Headington (próximo do Hospital John Radcliffe) por 15 anos, de 1953 até 1968. Existe uma placa acima da garagem dizendo isso. Tolkien se aposentou de suas aulas em 1959. Em 1968 ele e sua esposa se mudaram para Bournemouth.
{mospagebreak title=21 Merton St}
Edith, esposa de Tolkien, morreu em 1971 e ele voltou para Oxford, onde viveu na acomodação de Merton, aqui na 21 Merton St.
{mospagebreak title=Pinus Nigra}
Esta árvore é tida como sendo a favorita de Tolkien. Ela cresce nos jardins botânicos da Universidade, do lado oposto do Magdalen College. Existe uma foto famosa de Tolkien sentado ao lado dela, datada de quando ele viveu na Merton St.
{mospagebreak title=Sepultura de Tolkien}
Tolkien morreu em 1973 enquanto passava o feriado em Bournemouth. Ele foi enterrado aqui, com sua esposa, no Cemitério Wolvercote ao norte de Oxford. Em seu túmulo está escrito:
EDITH MARY TOLKIEN
LUTHIEN
1889 – 1971
JOHN RONALD
REUEL TOLKIEN
BEREN
1892 – 1973
{mospagebreak title=Laurelin e Telperion}
As Duas Árvores
1992 foi o centenário do aniversário de Tolkien. A Tolkien Society e a Mythopoeic Society pagaram duas árvores que foram plantadas na Universidade Parks. Uma placa em memória foi colocada próxima a ele. As duas árvores são as duas pequenas na frente da foto. Telperion é uma árvore Maple de folhagem cinza à direita e Laurelin uma Falsa Acacia à esquerda.