Depois da MTV agora é a vez do TORn especular sobre o Elenco de O Hobbit. Algumas escolhas estranhas – não vou citar aqui para não estragar a surpresa (mas o RS? WTF!?) – e muitas desescolhas (boas opções que eles descartam). Enfim, com vocês, os pitacos do pessoal do TORn.
Para alguns o sentimento é de temor, e eu lembro que nos "bons dias antigos" o quão cético eu estava sobre qualquer pessoa poder capturar em filme a beleza e a feiúra, a grandeza épica e a tranquilidade doméstica, o fantástico e a sentimento de familiaridade da Terra-média sobre a qual eu estive lendo praticamente desde que peguei um livro pela primeira vez.
Após um período de descontentamento e frustração, nós sabemos que, de fato, toda a história de Bilbo Bolseiro aparecerá adaptada na grande tela prateada. E mesmo que seja muito cedo para começar a escolher o elenco, isto é algo que os fãs simplesmente não podem evitar de fazer nos fóruns e salas de bate-papo. Apesar de não ter um roteiro, um diretor ou ninguém cuidando do elenco, nunca é cedo demais para especular sobre quem faria os papéis mais suculentos no filme.
Durante o final de semana do Dia do Trabalho (que nos Estados Unidos é comemorado no primeiro domingo de setembro), dois dos fundadores do TORn (Corvar e Calisuri) e eu apresentamos em uma palestra na DragonCon, para uma audiência lotada, a história da saga New Line x Jackson e nossa crença de que ante tudo que foi dito e feito, Jakson iria estar no mesmo barco da New Line em um papel de produtor (e eu disse que Sam Raimi seria um diretor provável).
Nós também especulamos sobre algumas das escolhas de elenco, alguns dos palpites informados por pessoas de dentro que ouviram um nome ou dois sendo ao menos considerados para o que tem potencial para serem filmes de U$ 2 bilhões de renda. Outros nomes são meros palpites e alguns são completamente óbvios, como o primeiro:
Gandalf o Cinzento
Gollum
Thorin Escudo-de-Carvalho
Bard
Smaug
Uma das decisões mais importantes do filme será sobre como manipular o dragão falante (que já foi bastante imitado em Hollywood) sem o torná-lo banal e derivativo. Não interessa que muitas das bestas de Hollywod devem bastante à história infantil de Tolkien e à geração D&D que se seguiu a ela, pois a WETA terá o desafio de não torná-lo apenas outro dragão falante que as audiências já viram antes.
Imagens e mesmo imagens de quadrinho de Smaug são abundantes, incluindo uma bela ilustração do próprio autor. Jackson, o diretor e a WETA irão precisar encontrar um equilíbrio entre fazê-lo terrível e horrível e fazê-lo dialogável. Eu suspeito que isto é o tipo de coisa que Richard Taylor, Joe Letteri e sua equipe não podem esperar por trabalhar e têm pensado sobre em momentos de folga, talvez por anos.
MTV.com indicou Jeremy Irons para a voz. Eu gostaria de ver aprovada uma lei de que ninguém que tenha dado voz a um leão, dragão ou Cavaleiro Jedi seja até mesmo considerado para o papel. Isto elimina Irons por seu brilhante Scar em "O Rei Leão". Também elimina outras vozes que com certeza estariam entre as primeiras a serem lembradas como Sean Connery, Liam Neeson e James Earl Jones. Lamento, Smaug não deve soar como Darth Vader.
Na realidade há uma grande lista de atores interessantes que poderiam dar voz a uma dragão antigo e mal. O instinto inicial é escolher alguma voz profunda ou famosa e eu não acho que seja o caminho certo aqui. Andy Serkis foi escolhido para Gollum por seu talento, não porque ele tinha uma voz óbvia. O maior requisito é a capacidade de atuar transmitida para a voz. O som de "idade" ajuda também.
Há também uma grande quantidade de atores que ganham a vida dando voz a personagens de animação. Embora frequentemente ignorados e nunca vistos, são pessoas extremamente talentosas e eu faria audições com qualquer um que tenha a coragem de tentar.
Uma lista de sugestões interessantes em ordem alfabética: James Caan, George Clooney (esqueça o cara cool de "Oceans 11" e ouça os anúncios com o urso e seu trabalho no documentário “Sand and Sorrow”, este cara tem uma voz de primeira classe), Ossie Davis, Robert De Niro, Vin Diesel (lembre-se de “Saving Private Ryan” e ouça a narração de “Pitch Black”), Edward James Elmos, Morgan Freeman (talvez tenha a voz já famosa demais), Sir Anthony Hopkins (eu ainda posso ouvi-lo dizendo, “Hello Clarice”, uma ator transcendente), Dijmon Hounsou, Ben Kingsley, Paul Newman e Patrick Stewart. Se eu pusse eu faria um teste com Diesel, Freeman, Hopkins e Kingsley e estaria satisfeito com qualquer um dele. Qualquer voz teria efeitos especiais, mas antes que o pessoal do som começassem a trabalhar eu gostaria da melhor atuação possível para fazer de Smaug muito mais do que um monstro. Eu espero que o estúdio e ator escolhidos não estejam interessados nas pessoas vendo o filme e dizendo "Oh, não é tal ator?". A audiência deve estar apenas pensando um magnifício lagarto escamado. Eu acho que alguém da minha lista de audições seria capaz de transcender o reconhecimento da voz e transformá-la em uma atuação digna de um personagem que gerou milhares de imitações.
Mas se eu tivesse que escolher alguém agora, neste momento, seria ninguém menos do que Rodrigo Santoro. No caso do nome não te lembrar nada, e para a maioria não lembrará, ele é o ator brasileiro que interpretou Xerxes em "300". Sua voz no filme foi obviamente ampliada e modificada para seu papepl como semi-Deus mas ele soou impressionante. Seu sotaque até mesmo funcionaria em Smaug. Dê uma chance e ouça Xerxes com seus olhos fechados.
Anões
Tharanduil
Beorn
Se este papel for mantido no filme (e eu seguramente desejo isso) há vários nomes interessantes. Uma ator deverá ser capaz de ser tanto jovial quando amaeçador, feroz e leal. Brian Blessed é uma possibilidade interessante, um gigante (com apenas 1,80 m) ele é explosivo e tem porte de realeza.
Bilbo Bolseiro
Eu estou defendendo Martin Freeeman desde que ele me foi mencionado pela primeira vez por Deej e é um nome que vejo bastante por aí. Outra escolha interessante é Collin Firth, e Shia Lebeouf atualmente tem bastante poder de tração em Hollywood e pode passar por um Ian Holme mais jovem e de cabelo encaracolado. Ele é popular o suficiente de forma que será impopular em uma série de fóruns, mas levou nas costas um blockbuster movido a efeitos especiais ("Transformers", onde freqüentemente era o único em cena não gerado por computação gráfica) e definitivamente sabe atuar, é altamente profissional e motivado e não é difícil de se lidar. Eu concordo com uma porção de fãs, Martin Freeman simplesmente parece certo.
Será um jogo divertido de se jogar até que o elenco real seja lentamente anunciado e vaze pelo estúdio e plos espiões do TORn. Esta pré-produção é um tempo divertido para os fãs. Sinta-se livre para celebrar ou criticar minhas escolhas no fórum mas, acima de tudo, lembre-se de aproveitar a jornada! Depois da dupla de filme do Hobbit, pode levar um tempo até Hollywood brincar novamente na caixa de areia de Tolkien.