em 2512, dois anos após Eorl e seus povos estarem estabelecidos em
Rohan.
Brego começou também a expulsar os Terrapardenses, era uma raça de homens altos e de cabelos negros ao oeste das montanhas, eles infiltravam Rohan pelo rio Isen frequentemente.
Brego teve três filhos: Baldor, Aldor, e Eofor. Brego e seu filho mais velho Baldor exploraram o vale de Harrowdale há procura de lugares seguros para seus povos fazerem abrigos no caso de necessidades. Encontraram a escada conduzida para o refúgio de Dunharrow, e além de Dunharrow encontraram a passagem para o Dimholt a porta sobre a Montanha, que levara para os trajetos da Senda dos Mortos. Lá encontraram um homem velho que lhes dissera que a porta sempre esteve guardada pelos mortos e não estava aberta à vida.
Em 2569, Brego terminou a construção do Palácio Dourado de Meduseld, onde os reis de Rohan continuaram a residir por muitas gerações. Na festa que comemoraram a conclusão de Meduseld, Baldor anunciou sua intenção de ir para a passagem de Dimholt, e explorar as Sendas dos Mortos, sem dar muita atenção ao aviso do homem velho naquele dia.
Então Baldor cavalgou para o refúgio de Dunharrow e após passá-lo chegou á frente da porta sobre a montanha, entrou na passagem escura e nunca mais foi visto outra vez por nenhum ser na Terra Média.
Brego ao saber do acontecimento de Baldor, foi afligido profundamente pela morte do seu filho mais velho e morreu logo depois em 2570. Em seu lugar foi sucedido por seu segundo filho, Aldor, o atual Terceiro Rei de Rohan.