O Senhor dos Nazgûl, foi o mais terrível servo de Sauron. Era uma vez um homem que tinha se corrompido por um dos Nove Anéis de Poder. Ele estabeleceu o domínio de Angmar e ficou conhecido como Rei-Bruxo, e embora Angmar foi derrotada, foi anunciado que o Rei-Bruxo, não caiu pela mão do homem. Durante a Guerra do Anel, o Rei-Bruxo começou a caçada pelo Anel, pelo portador do Anel, e comandou forças na Batalha dos Campos de Pelennor, finalmente, onde ele encontrou a morte.
Nada se sabe sobre a original identidade do Senhor dos Nazgûl . Diz-se que três dos nove Nazgûl foram inicialmente grandes senhores de Númenor. O Senhor dos Nazgûl foi provavelmente um desses .*
Sauron tinha enganado Celebrimbor e os Elfos-Ferreiros de Eregion e tinham tomado parte da criação dos Nove Anéis de Poder no ano de 1500 da Segunda Era. Então Sauron criou o Um Anel para si próprio para ter poder sobre os outros anéis, os elfos perceberam que tinham sido traídos. Sauron atacou Eregion em 1697 e tomou os Nove Anéis de Poder.
Sauron deu os Nove Anéis para Homens. Os homens utilizaram os Anéis para anunciar o poder e riqueza para si mesmo, mas com o tempo eles se tornaram espectros escravizados pela vontade de Sauron.
Os nove apareceram pela primeira vez, sob a forma de Nazgûl em cerca de 2251 na Segunda Era. O mais poderoso deles se tornou o Senhor dos Nazgûl.
Em 3434, os elfos e Homens da Última Aliança marcharam para a guerra, contra Sauron em Mordor e, finalmente, em 3441, Sauron foi derrubado e o Um Anel foi tomado por Isildur. Os Nazgûl desapareceram nas sombras.
Sauron retornou em segredo em torno de 1050 da Terceira Era e construiu uma fortaleza na ponta da Floresta das Trevas em Dol Guldur. Por volta de 1300, os Nazgûl reapareceram. O Senhor dos Nazgûl passou no norte de Eriador e estabeleceu o domínio de Angmar de ambos os lados das Montanhas Místicas. A fortaleza do Rei-Bruxo foi Carn Dum, no pico norte. Ele reuniu uma força do mal de Homens, Orcs, e outras criaturas.
O Rei-Bruxo tinha escolhido para estabelecer o seu domínio no norte do país, pois ao mesmo tempo Gondor permaneceu forte no sul, o reino norte de Arnor estava em desordem. Arnor foi dividida em Arthedain, Cardolan, Rhudaur e, em 861 houve divergências entre os três reinos. O Rei-Bruxo tomou vantagem desta desunião ainda mais para o seu plano de conquista.
Rhudaur foi o primeiro a cair sob o poder do Rei-Bruxo. Havia poucos remanescentes dos Dúnedain em Rhudaur e um senhor malvado da Colina dos Homens, fez uma aliança de poderes com o Rei-Bruxo. Em 1356, o rei de Arthedain Argeleb, anunciou as regras para todos de Arnor. Rhudaur se opôs, e a guerra foi travada em Arthedain e o Rei Argeleb foi morto em batalha.
Em 1409, o Rei-Bruxo enviou um grande anfitrião de Angmar. Cardolan foi invadida e invadida, foram embora alguns dos Dúnedain se refugiaram no Barrow-downs e na Floresta Velha, e continuaram a resistirem. Os Dúnedain de Rhudaur, foram completamente derrotados e os maus Homens que praticavam magia, foram sujeitos ao Rei-Bruxo, das terras conquistadas.
As forças do Rei-Bruxo cercaram a Colina do Vento. A Torre de Amon Sul foi destruída, mas os Dúnedain conseguiram salvar o palantir. Arveleg, o rei de Arthedain, foi morto e os Dúnedain foram derrotados e recuaram para Fornost. Araphor, o jovem, filho de Arveleg impediu o Rei-Bruxo de tomar Fornost. Ele foi ajudado pelos elfos de de Lindon, liderados por Círdan e Elrond. Elrond também trouxe elfos de Valfenda e Lothlórien. O plano do Rei-Bruxo da conquista todos de Arnor foi interrompida.
Os últimos dos Dúnedain em Cardolan, morreram durante a Grande Peste de 1636. O Rei-Bruxo, então, enviou maus espíritos de Angmar e Rhudaur , que ocupavam os montes dos Barrow-downs e estes espíritos ficaram conhecidos como os Barrow-wights.
Até 1974, o Rei-Bruxo tinha subido ao poder, novamente. No inverno, ele enviou uma força para invadir Arthedain e ele tomou Fornost. O Rei Arvedui, prometeu a Gondor, ajuda e resistir por um tempo a Queda no Norte, mas, finalmente, foi obrigado a recuar e, mais tarde morreram no mar. Os filhos de Arveduie o restante dos Dúnedain recuaram para o Rio Lune.
O Rei-Bruxo assumiu o trono de Fornost e encheu a cidade com seus servidores maus. Em 1975, uma força de Gondor conduziu Earnur, a um desafio. Com Earnur, os cavaleiros vieram dos Vales do Anduin e os príncipes de Rhovanion. Círdan convocou uma força de elfos de Lindon, e Glorfindel liderou um exército de Valfenda. Diz-se que os Hobbits do Condado enviaram uma companhia de arqueiros também.