O cavalo de Glorfindel. Asfaloth era um cavalo branco cujo trote era leve e suave, porém rápido. Glorfindel cavalgou Asfaloth, que usava uma sela com estribos e um adorno na testeira enfeitado com jóias.
Assim que se aproximam do Vau de Bruinen em 20 de outubro, encontram novamente os Nazgûl. Asfaloth sobressaltou-se, mas Frodo puxou as rédeas e fez com que o cavalo, estranhamente, encarasse a situação e não fugisse. Então Glorfindel ordenou ao cavalo “Noro lim, noro lim, Asfaloth!” e então ele correu rapidamente pela estrada, superando as passadas dos Nazgûl, cavalgando sobre as águas do rio Bruinen, transportando Frodo através do Vau para as fronteiras de Valfenda.
Neste momento Asfaloth relinchou, voltando-se para os Nazgûl do outro lado do rio. Frodo, compelido pelo Um Anel, encarando-os,resistiu aos seus comandos de desistência dizendo “Por Elbereth e pela Bela Lúthien, vocês não terão nem o Anel nem a mim!” (A Sociedade do Anel, pgs. 226-7 – da versão inglesa). Asfaloth assustou-se com a aproximação dos Nazgûl, mas então as águas do Bruinem avolumaram-se, criando uma correnteza, comandadas por Elrond e Gandalf, e assim os Nazgûl foram arrastados por elas.
Nota do Filme: Na versão cinematográfica de Peter Jackson, Asfaloth é guiado por Arwen.