Você sabia que…
-
Tolkien detestava automóveis e desistiu de dirigir no início da Segunda Guerra Mundial? Tolkien era bem conhecido entre habitantes locais pela maneira como tentava ultrapassar os outros veículos na rua principal de Oxford. "Ataque-os que eles fogem!", ele berrava enquanto ia costurando pelo trânsito. As coisas foram piorando a tal ponto que Edith se recusava a andar de carro com ele.
Os roncos de Tolkien tornaram-se um incômodo tão grave que ele e Edith acabaram chegando a um acordo incomum para a hora de dormir: ela passava a noite no quarto e ele dormia no banheiro.
- A "galofobia" de Tolkien não tinha limites, e começou bem cedo em sua vida. Em uma visita a Paris quando tinha vinte e poucos anos ele execrou "a vulgaridade, a tagarelice, a indecência e o hábito de cuspir" dos franceses.
-
Tolkien nunca foi chegado em cultivar a própria fama. "Existem muitas pessoas em Oxford que nunca ouviram falar a meu respeito", ele comentava com orgulho. E isso ele provou em 1964, quando o autor Robert Graves visitoua universidade para proferir uma palestra. Durante a recepção, Graves apresentou Tolkien a uma linda e bem-dotada jovem, que estava sendo escoltada por um exército de repórteres e fotógrafos. Os dois conversaram amavelmente por vários minutos, até que Graves percebeu que Tolkien não tinha a menor idéia de quem era aquela mulher maravilhosa. Avisando que tratava-se da atriz Ava Gardner, Tolkien continuou a tratá-la do mesmo modo. Mas tudo bem, porque ela tampouco sabia quem era ele.
- Tolkien ficou horrorizado com a ilustração que adornava a capa da primeira edição norte-americana de O Hobbit, em 1965. A pintura sinistra – que mostrava um leão, dois avestruzes e uma árvores com frutos bulbosos – parecia ter pouco ou nenhuma relação com o conteúdo do livro. "Acho a capa muito feia", o agastado autor escreveu a seu editor, "mas reconheço que o objetivo principal da capa de uma brochura seja atrair compradores, e imagino que os senhores sejam melhores juízes do que eu sobre o que é atraente nos Estados Unidos. Portanto não irem alongar-me num debate sobre gosto (o que não significa que eu não possa dizer: cores horríveis e letras horrorosas), mas devo indagar o seguinte a respeito da vinheta: Por que o leão e os avestruzes? E o que é aquela coisa no fundo, com bulbos cor-de-rosa? Eu não entendo como alguém tenha lido o livro (e espero que o senhor tenha sido um deles) imagine que tal figura poderia satisfazer o autor". Tolkien não recebeu resposta à sua queixa. Em um telefonema subseqüente, ele reiterou suas objeções sobre o artista e, finalmente, obteve uma explicação do representante da editora: "Mas o sujeito não teve tempo de ler o livro!"
Para ler essas e outras curiosidades sobre J. R. R. Tolkien (e também outros grandes escritores estrangeiros), não deixe de conferir o livro A vida secreta dos grandes autores , de Robert Schnakenberg e ilustrações do gaúcho Allan Sieber, da editora Ediouro.