"As negociações com a editora original de Tolkien e com Christopher Tolkien [filho do escritor] começaram há alguns meses, mais concretamente no final de Janeiro, e o acordo só ficou concluído na sexta-feira", disse, acrescentando estar "muito satisfeito" por o filho do escritor britânico "ter autorizado a publicação em edição bilingue".
Francisco Pedro Lyon de Castro não adiantou pormenores sobre a obra de Tolkien, alegando que a versão britânica – "The Legend of Sigurd and Gudrún" – vai ser lançada oficialmente a 09 de Maio e que a editora portuguesa "acabou de receber a versão original em versão PDF".
Indicou, no entanto, que aquela obra inédita e póstuma do escritor britânico – escrita antes de "O Hobbit" e de "O senhor dos Anéis" – é composta por "dois poemas épicos separados – um sobre Sigurd e outro sobre Gudrún", gira em torno de lendas nórdicas e "contém muitas anotações do filho do escritor sobre as lendas nórdicas e sua contextualização literária".
Em simultâneo com a edição de "A Lenda de Sigrud e Gudrún", que em Portugal terá entre 300 e 350 páginas, as Publicações Europa-América contam lançar "O canto das Valquírias", uma obra do escritor francês Édouard Brasey que versa sobre O anel dos Nibelungos, referiu ainda Lyon de Castro.
Publicações Europa-América deu já à estampa nove títulos de Tolkien, o último dos quais "Os filhos de Húrin", lançado em 2007 também com anotações e comentários de Christopher Tolkien.
Fonte: Notícias RTP – Lisboa