Ícone do site Valinor

Biografia de J.R.R. Tolkien

 John Ronald Reuel Tolkien, (3 janeiro 1892 – 2 de Setembro de 1973) foi um Inglês escritor, poeta, filólogo e professor universitário, mais conhecido como o autor do clássico das obras O Hobbit , O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Tolkien foi professor de anglo-saxão em Oxford de 1925 a 1945, e Professor de Língua e Literatura de Inglês 1945-1959. Ele foi um grande amigo de C.S. Lewis, que eram ambos membros do grupo de discussão conhecido como o Inklings. Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II em 28 de Março de 1972.

Após sua morte, o filho de Tolkien, Christopher, publicou uma série de obras com base em extensas notas e manuscritos inéditos de seu pai, incluindo O Silmarillion. Estes, juntamente com O Hobbit e O Senhor dos Anéis, deram a forma ligado a contos, poemas, histórias fictícias, inventadas línguas, literária e ensaios sobre um mundo chamado Arda, e Terra-Média. Entre 1951 e 1955 Tolkien aplica a palavra legendarium a maior parte desses textos.

Embora muitos outros autores haviam publicado obras de fantasia antes de Tolkien, o grande sucesso de O Hobbit e O Senhor dos Anéis quando foram publicados nos Estados Unidos levou diretamente a um ressurgimento do gênero popular. Isto tem causado Tolkien a ser popularmente identificado como o "pai" da moderna literatura de fantasia. Escritos de Tolkien tem inspirado muitas outras obras de fantasia e tiveram um efeito duradouro sobre a totalidade do campo. Em 2008, The Times classificou-o em sexto de uma lista de "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945."

 

Biografia

 

Origens familiares de Tolkien

A maioria dos antepassados paternos de Tolkien eram artesãos. A família de Tolkien tinha suas raízes na Alemanha Reino da Saxónia, mas foi viver na Inglaterra desde o século 18, tornando-se "rápido e intensamente Inglês." O sobrenome Tolkien é dito ser uma forma de Tollkiehn (isto é, alemão tollkühn, "temerário", etimologicamente correspondente a dull Inglês-forte, literalmente oxímoro), bem como o apelido Rashbold, atribuído a dois personagens em Tolkien’s a noção Club Papers, é também uma palavra composta composto de duas palavras com significados contrastantes. Escritores alemões têm sugerido que, na realidade, o nome é mais provável que derivam da aldeia Tolkynen em Rastenburg na Prússia Oriental (após a Segunda Guerra Mundial ToÅ‚kiny, Polónia). O nome desse lugar é, em última instância, de origem Báltico.

Infância

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 3 de Janeiro de 1892, em Bloemfontein, no Orange Free State (agora Free State Province, uma parte da África do Sul) para Arthur Reuel Tolkien (1857-1896), um gerente de banco Inglês, e sua esposa Mabel, Solteira Suffield (1870-1904). Tolkien tinha um irmão, seu irmão mais novo, Hilary Arthur Reuel, que nasceu em 17 de Fevereiro de 1894.

Quando era uma criança, Tolkien foi mordido por um grande babuíno aranha (um tipo de tarântula) no jardim, um acontecimento que teria mais tarde ecos em suas histórias.

Quando tinha três anos, Tolkien mudou para Inglaterra com sua mãe e irmão sobre o que estava destinado a ser uma longa visita familiar. Seu pai, porém, morreu na África do Sul, de febre reumática, antes que pudesse juntar-se a eles. Isto deixou a família sem uma renda, a mãe de Tolkien o levou a viver com seus pais em Stirling Road, Birmingham. Pouco depois, em 1896, eles passaram a Sarehole (agora no Salão Verde), depois na vila Worcestershire, mais tarde anexado a Birmingham. Ele gostava de explorar Sarehole Mill e Moseley Bog e os Clent Hills e Malvern Hills, que viria a inspirar cenas em seus livros, juntamente com outras vilas e aldeias em Worcestershire, como Bromsgrove, Alcester, e Alvechurch e locais, como Bag End, o nome do que seria utilizado em sua ficção.

Mabel ensinou seus dois filhos, e Ronald, como ele era conhecido na família, foi um grande aluno. Ela ensinou-lhe uma grande quantidade de botânica, e despertou em seu filho o prazer de o olhar e a sensação de plantas.O casal Tolkien gostava de desenhar paisagens e árvores, mas suas favoritas lições foram as relativas línguas, e sua mãe lhe ensinou as primeiras noções de latim muito cedo. Ele conseguia ler quando tinha apenas quatro anos de idade, e conseguiu escrever fluentemente logo depois. Ele gostava histórias sobre "índios vermelhos" e as obras de fantasia George MacDonald. Além disso, a "Fairy Books", de Andrew Lang foi particularmente importante para ele e sua influência é visível em alguns dos seus últimos escritos.

Tolkien participou King Edward’s School, Birmingham e, enquanto um aluno lá, ajudou a "linha do caminho" para a coroação desfile do Rei George V, sendo destacados apenas fora dos portões do Palácio Buckingham. Mais tarde frequentou St. Philip’s School , antes de ganhar uma Bolsa e retornando a King Edward’s School.

Antes de sua morte, Mabel Tolkien tinha atribuído a guarda de seus filhos para Francisco Xavier do Morgan Birmingham Oratório, que foi designado para trazer-los como bons católicos. Tolkien cresceu no Edgbaston área de Birmingham. Ele viveu lá na sombra da Perrott’s Folly e a vitoriana torre de Edgbaston Água, que pode ter influenciado as imagens das torres escuras dentro de sua fábrica.

Juventude


Em 1911, enquanto eles estavam na King Edward’s School, Birmingham, Tolkien e três amigos, Rob Gilson, Geoffrey Smith e Christopher Wiseman, formou uma sociedade semi-secreta que eles chamavam "a TCBS", as iniciais de pé para "Tea Club and Barrovian Society ", aludindo ao seu gosto para beber chá em Barrow’s Stores perto da escola e, ilicitamente, na biblioteca da escola. Depois de deixar a escola, os membros ficaram em contato e, em Dezembro de 1914, que realizou um" Conselho ", em Londres, no lar de Wiseman . Para Tolkien, o resultado desta reunião foi uma forte dedicação a escrever poesia.

No verão de 1911, Tolkien passou de férias na Suíça, uma viagem que ele relembra vividamente em 1968 uma carta, Observando que Bilbo está em toda a viagem Montanhas Nevoentas( "incluindo a deslizar para baixo a slithering pedras nos pinhais ") é diretamente baseado em suas aventuras como a sua festa de 12 subiu de Interlaken para Lauterbrunnen, e sobre a campo no morenas além Mürren. Cinqüenta e sete anos mais tarde, Tolkien recorda o seu pesar pelo abandono do ponto de vista do neves eternas do Jungfrau e Silberhorn ( "o Silvertine (Celebdil) dos meus sonhos"). Eles continuaram em toda a Grimsel Pass e através da parte superior do Valais a Brigadeiro, e sobre o glaciar Aletsch e Zermatt.

Namoro e casamento

Na idade de 16, Tolkien encontrou Edith Mary Bratt, ele era três anos mais velho, quando J.R.R. Tolkien e Hilary moravam na mesma pensão. According to Humphrey Carpenter: De acordo com Humphrey Carpenter:

Edith e Ronald tomaram, a frequentar Birmingham chá, especialmente um que tinha uma varanda com vista para o pavimento. Há que sentar e jogar açucar em pedaços para os chapéus de passer-by, que se deslocam para a próxima mesa quando o açucareiro estava vazia. … Com duas pessoas de sua personalidade e na sua posição, o romance foi obrigado a florescer. Ambos eram órfãos que precisam de afeto, e eles descobriram que eles poderiam dar-lhe uns aos outros. Durante o Verão de 1909, eles decidiram que estavam apaixonados.

Seu tutor, o Padre Francis Morgan, visualizando Edith como uma distração dos trabalhos escolares de Tolkien e horrorizado que Tolkien foi seriamente envolvida com uma menina protestante, proibiu-o de reunir e conversar com ela. Ele obedeceu a proibição à carta, com uma notável exceção que fez o Padre Morgan de ameaçar a cortar sua curta carreira universitária, se ele não parasse.

Na noite do seu vigésimo primeiro aniversário, Tolkien escreveu a Edith uma declaração de seu amor e pediu-lhe para casar com ela. Edith respondeu dizendo que ela já tinha combinado a se casar com outro homem, mas que ela tinha feito isso porque acreditava que ela tinha Tolkien tinha esquecido dela. Os dois se reuniram-se sob um viaduto ferroviário e renovaram seu amor; Edith retornou e anunciou que ela estava casando Tolkien vez. Na sequência da sua participação Edith converteu ao catolicismo por insistência de Tolkien. Eles foram formalmente contratados em Birmingham , em Janeiro de 1913, e casoaram em Warwick, Inglaterra, em Santa Maria Imaculada Igreja Católica em 22 de Março de 1916.

Primeira Guerra Mundial

 O Reino Unido foi, então, engajado na luta contra da I Guerra Mundial, e Tolkien voluntariou-se para o serviço militar e que foi encomendado no exército britânico como um segundo tenente, no Lancashire Fusiliers. Ele treinou com o 13 º (Reserva) Batalhão em Cannock Chase, Staffordshire, por onze meses. Ele foi então transferido para o 11 º (Serviço) com o Batalhão da Força Expedicionária Britânica, chegando na França em 4 de Junho de 1916. Ele escreveu mais tarde:

Uma dezena de oficiais subalternos eram mortos por minuto… Separar da minha mulher, então… era como uma morte.

Tolkien foi enviado para a Inglaterra em 8 de Novembro de 1916. Muitos de seus amigos queridos da escola, incluindo Gilson e Smith do TCBS, foram mortos na guerra.

Um fraco e emaciado Tolkien passou o resto da guerra alternando entre hospitais e guarnição direitos, sendo considerada clinicamente impróprios para serviços gerais.
 
Recuperação

Durante a sua recuperação em um chalé em Great Haywood, Staffordshire, Inglaterra, ele começou a trabalhar sobre o que ele chamava de The Book of Lost Tales (Contos Inacabados), que tem início com a queda de Gondolin. Ao longo de 1917 e 1918 sua doença mantida recorrentes, mas ele tinha recuperado o suficiente para fazer serviços domésticos em vários campos, e foi promovido a primeiro tenente. No entanto, foi neste momento que Edith e Tolkien tiveram seu primeiro filho, John Francis Reuel Tolkien.

Quando ele estava em Kingston upon Hull, ele e Edith iam caminhando na floresta na próxima Roos, e Edith começou a dançar para ele em uma clareira entre a floração cicuta:

Caminhamos em uma madeira onde cicuta foi crescendo, um mar de flores brancas.
 
O incidente inspirou o relato da reunião de Beren e Lúthien, Tolkien frequentemente referia Edith como "a minha Lúthien."

Académico e carreira de escritor

O primeiro emprego de Tolkien após a I Guerra Mundial estava no Dicionário Inglés de Oxford, onde trabalhou principalmente sobre a história e a etimologia das palavras de origem germânica começadas com a letra W. Em 1920 ele assumiu um cargo de leitor de língua Inglês na Universidade de Leeds, e em 1924 virou professor lá. Enquanto em Leeds ele produziu um A Middle English Vocabulary e, (com EV Gordon), uma edição definitiva de Sir Gawain and the Green Knight, ambos se tornando padrão acadêmico obras ao longo de muitas décadas. Ele também traduziu Pearl and Sir Orfeo. Em 1925, voltou a Oxford como professor de anglo-saxónico, com uma bolsa em Pembroke College.

Durante seu tempo em Pembroke, Tolkien escreveu O Hobbit e os dois primeiros volumes de O Senhor dos Anéis, em grande parte, a 20 Northmoor Road em North Oxford, onde uma placa azul foi colocada em 2002.

Tolkien fez publicações acadêmicas, em 1936 a palestra "Beowulf: os monstros e os críticos" teve uma influência duradoura sobre a investigação de Beowulf. Lewis E. Nicholson disse que o artigo Tolkien escreveu sobre Beowulf é "amplamente reconhecido como um ponto de viragem na crítica de Beowulf", fazendo notar que Tolkien tinha estabelecido a primazia do poético natureza do trabalho, por oposição aos elementos puramente linguística. Na época, o consenso de bolsas despromovidas Beowulf para lidar com batalhas com monstros em vez de guerras tribais realista; Tolkien afirmou que o autor de Beowulf foi abordando destino humano em geral, não tão limitado por uma política tribal e, portanto, os monstros foram essenciais para o poema. Quando Beowulf não lidar com as lutas tribais específicas, como a Finnsburg, argumentou Tolkien firmemente contra a leitura de elementos fantásticos. No ensaio, Tolkien também revelou que ele considerada como altamente Beowulf: "Beowulf está entre minhas fontes mais valorizadas", e esta influência pode ser visto em O Senhor dos Anéis.

Em 1945, Tolkien mudou para Merton College, Oxford, tornando-se aProfessor de Inglês , no qual ele permaneceu cargo até a sua aposentadoria em 1959. Ele serviu como um examinador externo para a Universidade Católica da Irlanda durante muitos anos. Em 1954 Tolkien recebeu um doutoramento honorário causa da Universidade Nacional da Irlanda. Tolkien concluio O Senhor dos Anéis, em 1948, perto de uma década após os primeiros esboços.

Família
 

Tolkien teve quatro filhos: John Francis Reuel Tolkien (17 novembro 1917 – 22 de janeiro de 2003), Michael Hilary Reuel Tolkien (22 de outubro de 1920 – 27 de fevereiro de 1984), Christopher John Reuel Tolkien (nascido em 21 novembro 1924) e Priscilla Mary Anne Reuel Tolkien (nascido em 18 junho 1929). Tolkien era muito dedicado aos seus filhos e os mandou cartas ilustradas do Papai Noel, quando eles eram jovens. Havia mais caracteres adicionados a cada ano, tais como o urso polar, o ajudante do Papai Noel, o Homem de Neve, o jardineiro, Ilbereth o elfo, o seu secretário, e vários outros personagens menores. Os principais personagens se relacionam contos de Papai Noel batalhas contra Goblins que andava sobre os morcego.

Aposentadoria e velhice

Durante a sua reforma na vida, a partir de 1959 até sua morte em 1973, Tolkien recebeu sempre crescente atenção pública e literária fama. A venda de seus livros era tão lucrativo que ele lamenta não ter feito a reforma antes.
 
A atenação dos fãns tornou-se tão intensa que Tolkien teve de ter o seu número de telefone da lista pública e, eventualmente, ele e Edith mudaram-se para Bournemouth na costa sul.

Tolkien foi nomeado pela rainha Elizabeth II um Comandante da Ordem do Império Britânico no New Year’s Honours Lista de 1 de Janeiro de 1972 e recebeu a insígnia da Ordem no Buckingham Palace em 28 de Março de 1972.

Morte

A esposa de Tolkien, Edith, morreu em 29 de Novembro de 1971, na idade de 82. Ela tinha o nome Lúthien gravado sobre a pedra em Wolvercote Cemitério, Oxford. Quando Tolkien morreu 21 meses mais tarde, em 2 de Setembro de 1973, na idade de 81, ele foi enterrado no mesmo túmulo, com Beren adicionado ao seu nome. A gravura diz:

 Edith Mary Tolkien
Lúthien
1889–1971
John Ronald
Reuel Tolkien
Beren
1892–1972

                                                                  

 

Traduzido de wikepedia.org

Sair da versão mobile