Morreu na última segunda-feira, 27 de abril, o diretor de fotografia Andrew Lesnie, vítima de um ataque cardíaco, aos 59 anos. Lesnie foi colaborador do diretor Peter Jackson por duas décadas e seu trabalho foi reconhecido por inúmeros filmes que ajudou a realizar, porém seu trabalho mais conhecido foi na trilogia O Senhor dos Anéis em que ganhou um Oscar. Também trabalhou na trilogia O Hobbit e em outros filmes do diretor neozelandês.
Lesnie era conhecido por sua simpatia e bom humor, além de sua extrema competência, e pode ser visto em inúmeras cenas dos extras de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Também fez uma participação como Corsário de Umbar, juntamente com Peter Jackson e outros membros da equipe, em O Retorno do Rei. O cameo pode ser visto com mais detalhes na edição estendida do mesmo filme.
Peter Jackson e Ian McKellen (Gandalf) prestaram suas homenagens nas redes sociais ao colaborador e amigo. Disse o diretor neozelandês em sua página oficial no Facebook:
Querido Andrew, você nunca procurou nem quis elogios – você nunca precisou ouvir o quão bom era, só se preocupava em fazer um grande trabalho respeitando o trabalho dos outros. Mas, em nome de todos aqueles que tiveram a sorte de colaborar com você, te amamos e, por isso, o reverenciamos como o mestre da fábula, da luz e da magia do cinema – você é um dos grandes cineastas do nosso tempo. Descanse em paz, meu amigo.
Sir Ian McKellen, que foi pego de surpresa pela notícia, também postou sua homenagem ao amigo em sua página no Facebook e reconheceu que o trabalho de Lesnie na fotografia e luz das trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit foi essencial para o seu sucesso.
Se você gostou do visual da Terra-média, saiba que nada daquilo teria sido possível sem a experiência de Andrew.
Seu trabalho era árduo, mas era impossível dizer, porque o seu espírito sempre alegre e inteligente estava a cada minuto no set. Eu nunca ouvi dele sequer a mínima reclamação, em um estúdio frio, ou brigando com alguém. Ele sempre tinha tempo para um sorriso e um abraço de encorajamento. Ele era adorável. Ele é insubstituível.
Andrew Lesnie trabalhou recentemente com o ator e diretor Russell Crowe em seu novo filme The Water Diviner.
Também morreu outro importante nome de O Senhor dos Anéis. O ator britânico Alan Howard, que interpretou a voz de Sauron e do Um Anel na trilogia. Howard morreu em Londres aos 77 anos, de pneumonia. Apesar de seu falecimento ter ocorrido em 14 de fevereiro, deixamos aqui o registro.
São inesquecíveis as falas de Sauron a Frodo, quando o hobbit usa pela primeira vez o Um Anel em Bri (A Sociedade do Anel), ou ordenando a Saruman a construção de um enorme exército ou sua ameaça a Aragorn quando o personagem usa a Palantír em Minas Tirith, em cena da edição estendida de O Retorno do Rei.
Apesar de não ter seu rosto estampado nos filmes, e por isso não ser conhecido do grande público e dos fãs da trilogia, a interpretação de Alan Howard nas poucas, porém importantes, falas de Sauron ajudou a estabelecer o caráter do personagem na mente dos fãs.
Alan Howard dividiu os palcos da Royal Shakespeare Company com Ian McKellen e Patrick Stewart, mas era mais conhecido do público pelas participações nos filmes e séries da TV britânica.
Fontes: The Hollywood Reporter e Herr der Ringe-film