Ecologistas en Acción se queixam da falta de informação sobre o projeto, que nunca foi debatido nos plenários municipais, nem fora submetido a votação alguma.
Também manifestam que o fato dos municípios da Sierra Norte de Madrid passarem a ser conhecidos por nomes diferentes dos reais tem incomodado bastante a população de todas as idades. E os vizinhos da região "não vêem com bons olhos se converterem em atores de um projeto privado em lugar de vizinhos de seus povos.".
Outro ponto levantado pelo grupo é que consideram uma contradição que os prefeitos propaguem o projeto como uma atuação que servirá para conservar e revalorizar os valores naturais da região, já que na verdade nenhum desses prefeitos têm se destacado pelo entusiasmo na proteção do entorno da Sierra Norte, mas sim pela preocupação pelas operações urbanísticas em seus municípios, em muitos casos incompatíveis com a conservação da natureza.
Os ecologistas então solicitam aos herdeiros de Tolkien que antes que se leve a cabo qualquer projeto na Sierra Norte de Madrid, entrem em contato com a população e com os grupos ecologistas, que seriam os únicos a realmente demonstrar interesse pela conservação do meio ambiente e dos valores culturais e históricos da região.
A briga está comprada…
Fonte: Ecologistas en Accíon