Follow along with the video below to see how to install our site as a web app on your home screen.
Observação: This feature may not be available in some browsers.
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Você está usando um navegador desatualizado. Ele poderá não mostrar corretamente este fórum. Você deve atualizá-lo ou utilizar um navegador alternativo.
Algumas vezes a Internet nos reserva boas surpresas, e esta é uma delas pra quem está acompanhando a série “Os Anéis de Poder” (último episódio do primeiro ano na semana que vem, hein?)
Um fã criou um Mapa Interativo onde você pode ver a jornada de cada personagem ou os pontos que aparecem em cada episódio. Bastante interessante e ajuda a visualizar as jornadas e os locais.
Legal, gostei de conhecer sobre as maiores erupções. Mas não vi nada que justifique arremessar uma pedra gigante a 500km de distância.
Distância estimada em linha reta entre Orodruin e o Arvoredo (Grove) de 550km. Contudo, o autor do mapa afirma que as coordenadas exatas do Arvoredo não foram confirmadas.
Em comparação, veja a distância entre Orodruin e Pelargir:
Aproximadamente 430 km.
Outras distâncias relevantes (sempre em linha reta):
Orodruin - Acampamento de Númenor: ~230km
Orodruin - Tirharad: ~140km
Orodruin - Ostirith: ~180km
Orodruin - Eregion: ~1000km
Orodruin - Mithlond: ~1900km
Dei uma pesquisada sobre vulcões também. Veja o que achei sobre a nuvem piroclástica:
Assim, para que Galadriel, os humanos e os orques sobrevivessem à explosão de Orodruin, seria necessário que a nuvem piroclástica tivesse perdido bastante força, o que a distância de ~140km ajuda a explicar. Se estivessem a, digamos, 5km do vulcão, certamente teriam sido completamente pulverizados.
Agora, algumas informações sobre a mais forte erupção vulcânica registrada, nível 7/8 na escala, do Monte Tambora de 1815, na Indonésia:
Wikipédia, Erupção do Monte Tambora de 1815.
A erupção mais forte já registrada lançou "material" à 44km de altura. Dificilmente esse material se refere a pedras gigantescas. Muito provavelmente, apenas cinzas atingiram essa altitude. Estimando: se a rocha fosse lançada à 44km de altura em linha reta e a gravidade em 9,8 m/s², isso significa que a rocha subiu por 94,7 segundos (1 minuto e meio) e sua velocidade inicial seria 1312,48 m/s. Se fosse lançada a mesma velocidade mas em um ângulo de 45º para maximizar o alcance, a rocha cairia a 175km do vulcão. Isso assumindo que uma rocha daquela pudesse ser lançada a 44km de altura, o que é absurdo (lembrando que o Everest possui 8,8km de altura). Na realidade, o que temos é uma distância máxima de 20km:
10km
20km
Agora, um outro fator. O céu ficou escuro em um raio de 500km por 3 dias na explosão do Tambora. Isso significa que, se a explosão do Orodruin fosse de igual magnitude, talvez pudéssemos imaginar que o céu ficaria escuro também em um raio de 500km. Mas, na verdade, vemos que no acampamento de Númenor a ~230km já não há nenhuma escuridão, tendo esvanecido a uma distância considerável antes do acampamento, digamos, ~200km.
Além do que, o alcance da escuridão, da fumaça e da fuligem são, certamente, muito maiores do que de rochas gigantescas. Se uma rocha chegasse ao Grove, a escuridão também teria chegado até lá. Supondo que o vulcão conseguisse lançar uma rocha a 50 km (afinal, é fantasia). Isso colocaria o Grove na seguinte localização:
Bem dentro de Mordor, mais perto de Orodruin do que Tirharad. Claramente os harfoots teriam sido completamente pulverizados (comparando com a nuvem piroclástica que atingiu Tirharad).
Enfim, não é pra ser chato, foi por diversão que fiz isso.
Agora teorizando à la Ilmarinen, procurando uma explicação. Pode ser que uma força mágica especialmente cruel estivesse em ação na explosão de Orodruin, e tenha guiado rochas a distâncias impressionantes para danificar o que é bom. O show não mostra, mas uma dessas rochas pode ter sido direcionada a Pelargir, outra à Verdemata e uma em específico foi lançada no Grove, apenas pelo prazer de destruir a alegria dos harfoots. Claro que é preciso um enorme esforço para não ver isso como uma forçação de barra do roteiro.
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)