Elendil Senhor de Andúnië
Usuário
Luinwen disse:Elendil, esse é exatamente o conflito entre o pensamento racional e o romântico. A maioria das pessoas adoraria viver sem a correria, mas, e sem os confortos que a tecnologia oferece, quem se disporia? Não, não é a mesma coisa de acampar num feriadão no meio do mato. Trata-se de plantar e (nem sempre) colher, gastar horas lavando roupa num tanque (senão na beira do rio, faća sol ou seja frio), rachar lenha, fiar e tecer para poder ter roupas, morrer de tuberculose ou de uma simples pneumonia... A vida no campo não é tão romântica quanto se idealiza - ou, não é tão ideal quanto se romantiza.
Acho irônico ver alguém dizer que não se agrada do avanćo tecnológico porque afasta as pessoas, sendo que esse alguém está enviando uma mensagem via internet que será lida por pessoas que de outra forma nunca saberiam que ele existe... Então, será que a tecnologia realmente afasta as pessoas? E, não adainta dizer que essas pessoas só se contatam via internet, ou seja, que se mantêm afastadas fisicamente, sem ¨relacionamento humano¨, porque é nesse espaćo que reuniões ¨ ao vivo¨ são marcadas, organizadas e viabilizadas (como, por exemplo, se daria o Encontro Nacional sem os voluntários que surgem exatamente aqui?) por via tecnológica. E isso não ocorre somente na Valinor.
Que a vida ¨simples¨ é admirável e soa agradável não há dúvida, mas eu, de minha parte, me contento com usufruir do campo apenas a passeio, seja num dia, num fim de semana ou feriadão, e depois retornar para o mundo racional e tecnológico onde tenho acesso a um chuveiro de água quente, máquina de lavar roupa e pipoca de microondas - e um computador para me comunicar com quem de outra forma eu nem conheceria - e posso ir a um cinema com recursos altamente tecnológicos e efeitos especiais idem. E, ainda assim, toda essa tecnologia não me impede de tomar um chá silvestre e ler um bom livro antes de dormir...
O comportamento romântico é diferente daquilo que eu gostaria de viver.
Minha vida ideal não seria necessariamente no campo.Eu apenas acho que o mundo está ficando mais "frio",o consumismo está dominando o homem no que diz respeito ao convívio natural e "calor humano" entre pessoas.
Seja a tecnologia científica ou industrial,ela afeta vários "setores" no ser humano:na questão comportamental,na questão espiritual(o homem está mais cético por causa da ciência e seus avanços nas áreas da clonagem e descoberta de curas de doenças,etc.).Vc disse que meu pensamento é irônico,mas acho infundado esse argumento.Não cheguei a dizer que a tecnologia como um todo seja ruim,mas a influência que exerce na vida da pessoa e o fato da pessoa estar sendo dominada sem ao menos perceber.Eu uso a Internet,mas nem por isso eu estou sendo irônico ao afirmar que prefiro uma vida tranquila,bem distante do mundo do sec.XXI.É um estado de espírito primeiramente:quanto mais vc se afasta das coisas simples,dos prazeres simples da vida,mais a pessoa se torna uma escrava do mundo globalizado e mecanizado.
Quando eu falo que não gosto de tecnologia,eu pego como exemplo a vida na Terra-média.Quem nunca pensou ou sonhou em morar naquele lugar mágico e fascinante,simplesmente é vc e a natureza, mais nada... sem telefone,sem contas pra pagar,sem automóveis,sem barulhos e poluição na rua,sem televisão,enfim,sem este mundo cada vez mais "frio",robotizado,artificial,fazendo do ser humano um fantoche ambulante...
É claro que na vida real isso,atualmente,é praticamente impossível,mas acredito que o homem pode buscar a felicidade nas coisas simples,nos valores que hoje são quase que descartados.