• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reprodução de orcs

zanonzera

Usuário
Sei que os orcs se reproduzem a maneira dos filhos de Illuvatar, mas como era a relação com as orcs fêmeas? Orcs tinham família como mostra a série? Vi em um vídeo que elas eram escravas usadas somente para a reprodução, mas não achei nada sobre isso além do próprio vídeo.
Creio que a série está pecando com essa tentativa de humanizar os orcs.
 
A proteção à prole é um instinto de autopreservação de qualquer espécie. A mãe acalentar o filhote é um comportamento visto inclusive entre animais. Acho bobagem interpretar essas cenas como uma super capacidade de os orques sentirem empatia.
 
No cânone, orcs, orcs modificados (Saruman) e mesmo os ditos meio orcs (humanos que teriam sangue orc) só podem surgir com uma ação original de um manipulador de magia maligna. Todos dessas categorias são amaldiçoados e fadados a finais muito ruins devido a origem. Tolkien tem uma ênfase muito forte quando trabalha questões de destino. Para Tolkien destino concentra também o significado de resultado, mas não apenas isso, ele significa ponto final de um trajeto, significa uma criação que pode ter sido elaborada antes mesmo do mundo físico de Eru ter sido concretizado.

Em algumas discussões alguns citam o diálogo aparentemente normal dos orcs que queriam formar bando longe do perigo, pensando na teoria de que eles seriam seres livres iguais aos Filhos, mas a verdade é que nas obras se diz que os Orcs também simulam, de forma degenerada como arremedo, o comportamento dos outros povos imitando conversas e com isso facilitar atrair a presa para armadilha. Orcs são muito parecidos aos demônios do anime de Frieren (em parte porque o poder do Maia ou Vala que os originou está dentro deles), eles podem ficar bons em dissimular e com uma lógica que ultrapassa a lógica comportamental, é algo que vai mais fundo do que os átomos e a medula. O instinto espiritual deles é a vontade de Melkor.
 
No cânone, orcs, orcs modificados (Saruman) e mesmo os ditos meio orcs (humanos que teriam sangue orc) só podem surgir com uma ação original de um manipulador de magia maligna.
Você pode trazer uma passagem em que isto seja explícito? Lembro bem de que a criação da raça exigiu a intervenção de Melkor, e o "aperfeiçoamento", com os Uruk-hai, de Saruman, mas não me lembro de algum livro mencionar que os orques não seriam capazes de se reproduzir naturalmente.
 
Você pode trazer uma passagem em que isto seja explícito? Lembro bem de que a criação da raça exigiu a intervenção de Melkor, e o "aperfeiçoamento", com os Uruk-hai, de Saruman, mas não me lembro de algum livro mencionar que os orques não seriam capazes de se reproduzir naturalmente.
Tirei de um texto do site Tolkien Gateway. (Há meses atrás)

Nele se dizia que para fazer orcs tinha que ter por trás (ou na base do trabalho) alguém capaz de manipular a energia escura de Melkor, alguém como Saruman (no caso dos Uruks) e Sauron fazendo os orcs dele. Ligado ao poder sub-criativo e a limitação que os seres presos aos círculos do mundo estavam impostos. Quer dizer, Saruman também não poderia fazer exércitos indefinidamente por conta da dissipação.
 
Tirei de um texto do site Tolkien Gateway. (Há meses atrás)

Nele se dizia que para fazer orcs tinha que ter por trás (ou na base do trabalho) alguém capaz de manipular a energia escura de Melkor, alguém como Saruman (no caso dos Uruks) e Sauron fazendo os orcs dele. Ligado ao poder sub-criativo e a limitação que os seres presos aos círculos do mundo estavam impostos. Quer dizer, Saruman também não poderia fazer exércitos indefinidamente por conta da dissipação.
Entendi. Queria saber em qual texto de Tolkien o autor do artigo se baseou, porque isso pode ter sido uma interpretação equivocada, ou especulação.
 
Entendi. Queria saber em qual texto de Tolkien o autor do artigo se baseou, porque isso pode ter sido uma interpretação equivocada, ou especulação.
Pelo Silmarillion, o TG parece estar certo. Tudo em torno dos orcs é pra ser uma zombaria maligna, incluindo a reprodução (com magia negra). Mas a pegada da produção é bem na vibe que o Ragnaros postou, eles resolveram pegar algo inconsertável e levaram a sério com família e valores e tudo mais.
 
Pelo Silmarillion, o TG parece estar certo. Tudo em torno dos orcs é pra ser uma zombaria maligna, incluindo a reprodução (com magia negra).
É que eu li O Silmarillion recentemente e não me lembro de uma suposta necessidade de magia negra para uma simples reprodução órquica. Para a origem da espécie, sim, foi necessária intervenção de Morgoth (quando o seu poder estava no auge), mas, ainda que corrompidas e aversivas, as funções orgânicas continuariam as mesmas da espécie natural - isso sim, aliás, é canônico: Tolkien diz mais de uma vez que somente Ilúvatar tem a capacidade de criar seres vivos. Acho complicado julgar que Morgoth ou Sauron seriam capazes de induzir a reprodução órquica de alguma maneira, porque se fosse o caso não haveria a menor chance para os inimigos rs Acho mais simples concluir que é uma raça corrompida em sua origem e carregada de malícia, mas com as características biológicas da espécie humana (ou élfica), inclusive o instinto de autopreservação, que se estende à proteção da prole.

Mas a pegada da produção é bem na vibe que o Ragnaros postou, eles resolveram pegar algo inconsertável e levaram a sério com família e valores e tudo mais.
Sim, sim, claramente a série está tentando amenizar o caráter maniqueísta da obra; mas acho que estão exagerando nas críticas. Não acho que uma mãe-orque acalentar o filhote ou orques nutrirem veneração por quem os protege sejam coisas assim tão absurdas. Mas o orque usar a palavra amor talvez tenha ido um pouco longe demais. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo