• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Adélia Prado ganha o prêmio Camões de 2024

  • Criador do tópico Criador do tópico Bartleby
  • Data de Criação Data de Criação

Bartleby

Next time is next time. Now is now.
Adélia Prado ganha o prêmio Camões de 2024

Poeta mineira de 88 anos ganhou na última semana o Machado de Assis, maior distinção da Academia Brasileira de Letras


Adélia Prado vence Prêmio Machado de Assis de 2024 -  (crédito: EBC)

A poeta mineira Adélia Prado foi anunciada nesta quarta-feira (26/6) como a vencedora do prêmio Camões, o mais importante reconhecimento da literatura em língua portuguesa.

A distinção vem uma semana depois de ela ganhar o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, que também seleciona autores pelo conjunto da obra.

A escritora de 88 anos anunciou recentemente sua volta à literatura depois de mais de uma década do que classificou como um "deserto criativo", com uma nova coletânea, "Jardim das Oliveiras", pela Record.

A escolha rompe uma tradição do Camões: o prêmio costuma alternar entre escritores brasileiros, portugueses e de países africanos lusófonos. Dessa vez, a escolha da mineira vem apenas dois anos depois da seleção de outro mineiro, o crítico literário Silviano Santiago.

Em vez disso, a selecionada foi uma das escritoras mais aclamadas do Brasil, marcada por uma poesia que mescla o teor religioso do catolicismo que marcou toda a sua vida e uma refrescante liberdade para falar de temas de sua intimidade.

Desde sua estreia com o elogiado "Bagagem", de 1976, a autora se lançou como nome incontornável da poesia brasileira. Venceu o prêmio Jabuti com sua obra seguinte, "O Coração Disparado", publicada dois anos depois, e seguiu cativando leitores até a coletânea "Miserere", de 2013. Desde então, sua obra ficou em silêncio.

"Fui resgatada pela própria poesia", contou a escritora, no ano passado, à coluna Painel das Letras. "Encontrei, em gavetas, poemas escritos na tenra juventude e, para minha surpresa, eles estavam em sintonia com minha experiência atual e desencadearam a ideia desse livro."

Fonte: Estado de Minas
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo