Bem, o primeiro contato q tive com SDA foi aos 8 anos de idiade, minha mão lia pra mim antes de dormir. Não sei se pelo fato de estar associado a algo tão forte e terno como este carinho da minha mãe, ou se pela carga de fantasia q me foi impressa pela obra, eu nunca tive problema com as partes mais pesadas. pelo contrario, fui criado a base de todo uma gama de universos densos como RPG D&D(comecei a jogar com meu pai na mesmo epoca), por revistas HQs tipo Heavy Metal(um pouco mais tade é verdade), desenhos da disney(quem se lembra do chicken little original, sabe do que estou falando), e coisas do tipo. Ler propiamente dito, eu só fui ler mais tarde, com uns 10 anos, a primeira das 9 vezes que li SDA. E claro, muita coisa eu so foi compreender e absorver conforme fui ficando mais velho, mas nenhuma das 9 vezes que li apagou aquela carga de fantasia que obtive do meu primeiro contato, o que pra mim é o mais importante numa obra de um universo fanatstico. Mais importante até, embora isto seja grandioso e incrivel em tolkien, do que toda a perte séria e complexa do universo. Antes de mapas, conceitos linguisticos, questões de guerra, filosfias e discursos sobre tecnocracia sobre os costumes tradicionais(sarumam, e tambem sua realção com a vila dos hobbits), antes de coisas do tipo, pra mim é um universo fantastico de seres incriveis, de herois, vilões, da luta do bem contra o mal, de redenção, amizade, magia. e isto eu não tive problema nenhum em em absorver com 8 anos de idade.
inclusive, pra citar um parte bem pesada, pra mim foi perfeitamente aceitavel que criaturas más como os orcks, cortassem a cabeça de seus inimigos e as jogassem por cima do muro, até porque é uma parte perfeitamente corente com a guerra de terror aplicada naquele capitulo pelo inimigo, numa crescente de de tensão muito bem cosntruida, pela escuridão, pela atitude do inimigo, pelos rasante dos Nazguls, pelo desespero, pela derrota, pela falta de rohan, até, que do nada, uma raio de sol consegue furar uma parte das nuvens negra, um galo canta nalgum canto anunciando um novo amanhecer, e em todos os cantos, se ouvem as trompas soando, e os soldados clamando "os cavalerios de Rohan vem ai, os cavaleiros de Rohan vem ai"
Olha, eu fico até arrepiado e emocionado só de escrever sobre esta parte(minha preferida)!
E claro, mesmo lendo tantas vezes, não cheguei ao cumulo de decorar a passagem fideldignamente, é mais o que me brota já daquela minha primeira leitura!
Muito mais do que me chocar ou me influenciar pela crueladade dos orcks, eu vibrei com meus grandes herois entrando em cena e mudando o destino da guerra do anel!!! \o/