Mauricio Farias
Usuário
Mutantes & Malfeitores
Um Jogador da mesa criou um personagem com um Supersentido Mental que acabou trazendo duvidas, se seria possível fazer o que o mesmo disse que fez.
“Mental: em termos de jogo, o tipo de sentido mental (ou “sexto sentido”) é considerado muito rudimentar em humanos normais, limitado essencialmente a interações com a perícia Intuir Intenção e percepção de efeitos mentais usados diretamente sobre você. Assim, tem alcance de “toque” e nenhuma das qualidades de sentidos ampliados. 1 ponto.” Sentido Mental Normal (CRU)
Analisando a descrição do sentido mental podemos observar a ideia que o sentido passa e temos Sugestões de Supersentidos com o mesmo, que o próprio Manual do M&M Poder Supremo Pag. 84, nos fornece como exemplo:
1° Detecção de Magia (2 graduações): Você pode fazer testes de Notar para detectar a presença de efeitos, criaturas e itens mágicos, com um modificador normal de –1 para cada 3 metros de distância.
BASE: (Detecção Mental 1 (Magia), à Distância 1).
2° Leitura de Auras (5 graduações): Você pode “ler” as auras psíquicas invisíveis que cercam todas as criaturas, mostrando seu humor, condição física e influências psíquicas exteriores que as estejam afetando. Leitura de Auras é um sentido mental, embora as informações (auras) sejam percebidas como visuais.
BASE: Detecção Mental 2 (Humor e Condição Física), à distancia 2 (ambas à distância), Percepção 1 (Psíquica).
3° Percepção Cósmica (2 graduações): Você é naturalmente “conectado” às forças cósmicas, capaz de senti-las funcionando no universo. Você percebe efeitos cósmicos na área ao seu redor e pode notar forças que afetam o universo a distância muito maior (segundo a decisão do mestre). Aplica a opção Estendido para expandir o alcance deste sentido. Além disso, você pode gastar um ponto heroico para fazer ao “Universo” (o mestre) uma pergunta direta e receber uma resposta (essencialmente, um uso especializado do aspecto inspiração do gasto de pontos heroicos).
BASE: Percepção Mental 1 (Cósmica) e Feito Benefício 1 (Inspiração Dirigida).
4° Percepção Espacial (4 pontos): Você nota seus arredores, mesmo quando não é capaz de vê-los.
BASE: Sentido Mental Exato 2, Radial 1, à Distância 1.
Dentre outros exemplos, podemos abordar diretamente esses quatro, em especial o 4° exemplo que explica bem o potencial do Sentido Mental Puro, apenas adicionando alguns Sentidos Ampliados do mesmo Manual M&M Poder Supremo Pag. 82.
"Araster Mongrelwraith é um jovem aventureiro muito peculiar, tendo sido fruto do amor de um Meio Demônio e uma Nephilim, ambos devotos da Antiga Ordem Esquecida de Aurora. Um Humano com ancestralidade dual, correndo entre suas veias o sangue dessas duas Raças distintas, possuindo o dom de machucar e também de curar.
Por ser cego, desenvolveu um Sentido Mental muito forte, um dom hereditário que lhe permite não só sentir, mas também “enxergar” tudo a seus arredores, em um raio de 300 metros “vendo tudo”, podendo distinguir detalhes exatos sobre objeto e pessoas conseguindo identificar se são malignas ou até mesmo se estão mentindo ou usando magia com sua “Percepção Sobrenatural”, consegue detectar até mesmo suas fraquezas e deslocar-se pelo seu campo perceptível quase que de forma instantânea.
Ideia de poder baseada no exemplo 4° Percepção Espacial:
Poder: Percepção Sobrenatural > Supersentidos 8 Graduações Repertório.
BASE > Toda em Sentido Mental: Exato 2, Radial 1, à Distância 2, Aguçado 1, Analítico 1, Estendido 1, Detecção 2 (Mal, Mentira). [Desvantagem Cegueira -2 Graduações]. Feitos Inato 1, Dinâmico 1. (Extra Amplo +1).
1°PA: Detecção de Fraqueza 4, Contra-ataca Camuflagem2, Contra-ataca Ilusão 2.
2°PA: Rastrear 3, Rastrear Teleporte 1, Detectar Magia 2.
è Araster também possui os poderes, Dano, Cura e Teleporte fechando com parte da BG.
Analisando o poder em si, desse repertório, podemos definir que o personagem Araster, consegue fazer tudo aquilo que diz fazer?
O Poder completo desse Repertório, em diagnostico geral, é capaz de fazer o que especificamente?