Pearl
Usuário
Originalmente a banda foi formada pelo guitarrista Jimmy Page e pelo baixista Chris Dreja em Julho de 1968 com o nome de "The New Yardbirds" de modo a conseguirem cumprir um contrato feito para a realização de concertos na Escandinávia, assinado antes do último concerto dos Yardbirds. Terry Reid recusou a oferta de Page para ser o vocalista, mas sugeriu Robert Plant, conhecido pelo seu trabalho no grupo "The Band of Joy". Junto com ele veio o baterista John Bonham. Quando Dreja saiu para se tornar fotógrafo, John Paul Jones , estimulado pela esposa, procurou Jimmy Page, a quem conhecia por terem atuado juntos como músicos de estúdio, e se ofereceu para tocar baixo na nova banda. Oferta aceita, estava formado o quarteto que viria a se transformar em uma das mais bem sucedidas bandas de rock dos anos 70.
Aós alguns concertos como "The New Yardbirds", a banda mudou o nome para Led Zeppelin. Esse nome surgiu depois que Keith Moon e John Entwistle comentaram que um "supergrupo" contendo eles dois, Jimmy Page e Jeff Beck (que era a ideia original de Page) cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia correta seja usada (também poderia ser lida como "lid", que lhe daria outro significado).
Fonte: Wikipédia
Minhas 5 melhores vão seguir uma ordem de conhecimento e admiração que tive pela banda.
1 - Kashmir - Physical Graffiti - 1975
Acho que meu primeiro e primitivo contato com Led foi através da adaptação do Rage Against Machine do final do filme Matrix. Demorou um pouco de tempo para descobrir de onde veio o som inicial da música, para ser sincera, a única parte que gosto da versão do Rage. Quando eu descobri Kashmir foi como se tivesse achado um chocolate, eu me deliciei por horas.
2 - Dazed and Confused - Led Zeppelin - 1969
Mesmo depois ao achado de Kashmir eu ainda não tinha me tornado puxa-saco de Led e eterna tiete do Jimmi Page. Para isso eu precisei por um acaso ver o vídeo acima. Acaso mesmo, lembra aquela vez que você procura alguma coisa para ver na tv e vai passando o canal? Então foi assim, eu vi o Page pegando um arco de violino e tocando a guitarra. E pronto! Estrago feito! Virei tiete
3 - Achiles Last Stand - Presence - 1976
Essa música possui um efeito estranho. Ela tem uma batita repetitiva mas que faz seu pescoço mover inconscientemente. Sim, e é longa, 10 minutos de uma mesma música é um tempo respeitável. Mas não é que você nem sente esse tempo passar? Uma curiosidade dessa música. O som de fundo foi baseada numa música do Heart que eu gosto muito, Barracuda.
4 - The Rain Song - Houses of The Holy - 1973
[youtube]S4v-_p5dU34[/youtube]
Tenho um xodó especial por essa música. Eu brinco que é minha música de ninar. Eu me permito relaxar, viajar ao som do violão. Imagino sempre uma praia calma, sol, sombra, água de coco, uma rede, vento.... pronto to eu viajando de novo só de escutar.
5 - Whole Lottla Love - Led Zeppelin II - 1969
Bom para quinta colocação eu fiquei entre Rock and Roll, Heartbreaker, Communication Breakdown, Black Dog... D'yer Mak'er . Mas Pearl, é um top 5 e não um top 10! Então escolhi uma das músicas de início da banda cheia dos Baby baby baby (marca do Robert Plant muito antes de Justin Bieber) e até uns hey hoy!
ps: até o nome da banda eu gosto, surgiu baseado em um dos primeiros desastres aéreos da história
Última edição por um moderador: