Incrível como os millenials/geração Z praticamente não escutam rock. Em sentido mainstream, parece que é uma coisa do passado. E olha que tem muita coisa boa sendo lançada por aí.
O sertanejo teve mais de 4 bilhões de streams; o funk mais de 2 bilhões; o rock nacional e internacional somados apenas 110 milhões.
Acho besteira dividir as pessoas por geração
No inicio da segunda decada dos anos 2000 (2010, até um pouco depois de 2014) o Rock estava bem influente e mainstream, principalmente os circulos independentes.
A questão do Rock acho que esta ligado muito mais a epoca que outra coisa, é nitido que a propaganda massiva de hoje em dia, seja em redes sociais ou outros lugares, não foi alcançada pelo Rock, e muitas bandas estão sofrendo para se adaptar e ganhar dinheiro com o serviços de streaming, que pagam muito pouco.
Na decada de 90 o rock passou por alguns mals bocados também, principalmente aqui no Brasil pela ascenção do Axé e do Sertanejo, sendo que no inicio da primeira decada dos anos 2000 (2000 > 2005), o Rock tinha ocupado boa parte da propaganda massiva novamente.
Uma coisa que dificulta o Rock ja a algum tempo, são os produtores, basta ver bandas como Linkin Park, que ajudaram a alavancar o gosto por Rock no começo da primeira decada dos anos 2000, e que com o tempo foram totalmente descaracterizadas pelos produtores para atingir cada vez mais publico.
Outra coisa foi o fim tragico de algumas figuras como Chris Cornell e Chorão que ajudaram a dar uma esfriada na cena também.
De qualquer maneira acho que no geral a questão de adaptação acaba sendo o que mais afeta mesmo, existem bandas e generos que continuam existindo e se renovando, e com certeza quando uma banda conseguir achar um caminho para se propagar pelos meios de comunicação de hoje, os holofotes vão começar a voltar para o Rock.