Vëon
Do you know what time it is?
Bisnaga, o primeiro a escolher um filme brasileiro.
Ok, vamos lá!
1º Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986) - John Hughes
Esse é o filme que eu nunca cansei de assistir e que já devo ter assistido mais de 20 vezes.
O motivo? Ferris Bueller é o exemplo que todo o jovem (e adultos também) deveriam seguir. Um garoto do bem, que vive a vida ao máximo, realizando coisas que todas as pessoas gostariam de fazer sem, contudo, fazer mal a ninguém.
Nem mesmo o antagonista do filme (o diretor da escola) sofre nas mãos de Bueller. Ele sofre as consequências de sua própria rabugice.
Além, claro, das lições que o filme passa: é preciso viver a vida intensamente, é preciso deixar os problemas de lado, é preciso saber preservar as amizades etc etc etc.
Salve Ferris!
2º Clube da Luta (Fight Club, 1999) - David Fincher
Creio que Clube da Luta é um filme extremamente parecido com Curtindo a Vida Adoidado: ambos possuem um protagonista marcanete, que vive a vida intensamente, sem medo das consequências; e ambos falam sobre solidão e a busca pela felicidade. Mas cada qual à sua maneira.
Tyler Durden é o revolucionário que todos gostaríamos de ser, alguém que enfrenta perigos, que não tem medo da dor, que tem seus ideais e os leva adiante para mudar o mundo, mesmo que à sua própria maneira.
Sem contar o ideal do filme, que vai contra o consumismo desmedido e também a trama que é surpreendente!
O Auto da Compadecida, 1999 - Guel Arraes
O mais caricato, engraçado, debochado e bem-feito filme nacional!
A trama mostra não só a esperteza de João Grilo, mas a de todo povo brasileiro, capaz de sempre dar a volta por cima sem nunca perder o bom humor. Além de explorar a fundo alguns personagens tradicionais do país, como padres, coronéis, malandros, bandidos e muitos outros.
E a moral ao fim da história, o diálogo fantástico entre os homens, Jesus e o demônio, intermediado pela Virgem Maria é uma cena antológica que, com certeza, entrou para a história do cinema nacional!
E reparem que João Grilo é diferente de Tyler e Ferris, mas possui também características parecidas. A diferença é que JG tem de ser esperto para poder sobreviver e, apenas sobreviver, é para ele viver intesamente.
V de Vingança (V for Vendetta, 2006) - James McTeigue
Este é outro filme que se vale pelo personagem. V, mais do que um homem, é uma idéia. Alguém que se revela para impôr a liberdade, o bem comum. Afinal, uma vida sem liberdade é uma vida mal vivida.
Reparem, que a semelhança continua: Ferris queria ser livre das regrinhas sociais, Tyler queria ser livre das compulsões capitalistas, João Grilo queria ser livre da pobreza e V queria ser livre da tirania. Todos buscavam, cada qual na sua vertente, a liberdade.
Quero Ser Grande (Big, 1988) Penny Marshall
Um dos maiores clássicos dos anos 80, protagonizado por Tom Hanks e que mostra como a vida de um adulto poderia ser mais divertida se ele ainda tivesse em mente as inocências da infância. Um filmes simples, mas com cenas imortais, como Tom Hanks tocando O Bife com os pés em um teclado giante ou a realização da fantasia de todo o garoto, quando Hanks e sua colega de trabalho vão juntos para cama e ele, todo sem jeito, pede para manter a luz acesa.
Reparem que eu enumerei apenas os dois primeiros filmes, afinal "Cutindo a Vida Adoidado" e "Clube da Luta" são meus filmes favoritos. Abaixo eu decidi variar e realmente não consigo pensar em numeração para nenhum desses outros filmes. E além do mais, poderia colocar vários outros, alguns mais clássicos, outros nem tanto, como: "Cidade de Deus", "A Lista de Schindler", "Ned Kelly", "Busca da Terra do Nunca".
Quem quiser ver outros dos meus filme favoritos, acesse a minha lista de favoritos no meu perfil do filmow!
Anexos
-
MV5BMTkyNTEzNzk3MV5BMl5BanBnXkFtZTcwMjkzNTA4MQ@@._V1._SY317_CR6,0,214,317_.webp15 KB · Visualizações: 208
-
MV5BMTc1ODg1NTMxNV5BMl5BanBnXkFtZTYwOTg4Njk4._V1._SY317_CR4,0,214,317_.webp18,6 KB · Visualizações: 203
-
O%2Bauto-da-compadecida.webp34,1 KB · Visualizações: 203
-
MV5BOTI5ODc3NzExNV5BMl5BanBnXkFtZTcwNzYxNzQzMw@@._V1._SY317_CR0,0,214,317_.webp14,5 KB · Visualizações: 203
-
MV5BMjEzOTQ2MTY2NF5BMl5BanBnXkFtZTcwNTAxNzEwMg@@._V1._SY317_CR3,0,214,317_.webp12,6 KB · Visualizações: 203