Melian
Período composto por insubordinação.
Desde o início do projeto, uma das coisas que me fascina é, justamente, o fato de as escolhas terem justificativas diversas e, não raro, inesperadas. É interessante ver como os leitores têm experiências diferentes com os mesmos livros, e tais vivências são, inquestionavelmente, legítimas. Agradeço ao Níra pela boa vontade de compartilhar este trechinho da sua história de leitor conosco. Em breve, farei um post comentando algumas das obras selecionadas. Por ora, fiquem com esta listinha peculiar.
1. 1889 - Laurentino Gomes
Não por afinidade que está em primeiro, mas mais por conta de ser o livro que me abriu as portas da leitura. A partir deste, comecei a ler mais e mais livros, e ele também me instigou a gostar também de história. Além desse motivo, é um livro que alia bem a escrita literária com a escrita não ficcional - bom, nesse quesito talvez os livros da Lilia Schwarcz sejam melhores, mas, como 1889 foi o pioneiro na minha paixão por literatura, fico com esse em matéria histórica/não ficção.
2. As Duas Torres - J.R.R. Tolkien
Parece um pouco estranho colocar esse, eu sei, até porque é mais fácil encontrar quem morra de amores por A Sociedade ou O Retorno do Rei. Entretanto, achei que As Duas Torres capta melhor toda aquela aura de épico que permeia a saga do anel. A ambientação de Rohan, as batalhas do livro, a passagem de Shelob, etc., são, para mim, o Tolkien no seu melhor... Pena que o Peter Jackson não fez justiça ao livro rsrs
3. Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa
Esse é a leitura mais recente dentre os cinco daqui, justamente por ser a que mais me encantou, dentre as recentes. Nenhum que eu tenha gostado mais que esse do Guimarães. E acho que sem comentários, né? É um livro que faz jus à sua grandeza.
4. O Cão dos Baskerville - Sir Arthur Conan Doyle
Toda a saga de Holmes é, para mim, uma espécie de "ficção favorita", mas esse se sobressai, a ponto de figurar entre esses cinco favoritos. Acho que o maior êxito do Doyle nele é na descrição, com imagens vivas e cinematográficas, do espaço e dos acontecimentos, do próprio suspense do enredo e, claro, da perspicaz inteligência do protagonista.
5. Harry Potter e a Câmara Secreta - J.K. Rowling
Pra mim, apesar de ter uma pegada infantil e de repetir algumas passagens de Pedra Filosofal, é o melhor da saga de Harry Potter. Traz o melhor do mundo de Hogwarts, com um tom sombrio que, a despeito de se repetir ao longo da saga, se adapta como nenhum outro ao restante do livro.
Níra disse:Enfim, não é uma lista "encorpada", por assim dizer, mas quis colocar aqueles que, de uma forma ou outra, moldaram o meu gosto pela leitura e que, por isso, permanecem, pelo menos por enquanto, como favoritos.