Escritor espanhol Álvaro Pombo é o vencedor do Prêmio Cervantes 2024 | PublishNews
O escritor espanhol Álvaro Pombo foi agraciado com Prêmio Cervantes 2024, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha e com valor de 125 mil euros. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Ernest Urtasun, acompanhado pela diretora-geral do Livro, do Quadrinho e da Leitura do Ministério...
mobile.publishnews.com.br
O escritor espanhol Álvaro Pombo foi agraciado com Prêmio Cervantes 2024, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha e com valor de 125 mil euros. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Ernest Urtasun, acompanhado pela diretora-geral do Livro, do Quadrinho e da Leitura do Ministério da Cultura, María José Gálvez, em uma cerimônia realizada em Madri. Seus livros ainda são inéditos no Brasil. Este é considerado o prêmio mais importante da língua espanhola, e entre os vencedores anteriores estão nomes como Jorge Luis Borges, Ernesto Sábato, Mario Vargas Llosa, Elena Poniatowska e Cristina Peri Rossi.
O júri premiou o autor por “sua extraordinária personalidade criativa, sua lírica singular e sua narrativa original. Ao seu notável talento como poeta e ensaísta, soma-se o fato de ser um dos grandes romancistas da nossa língua, que explora a condição humana a partir de perspectivas afetivas de sentimentos profundos e contraditórios”.
Além disso, o júri destacou que, em suas criações, “ele revela o mundo por meio da construção de uma linguagem em que as distorções da realidade são refletidas sob o disfarce da ironia e do humor. Em sua prosa, a oralidade se expressa no estilo que busca o 'escrevo como falo' valdesiano. Álvaro Pombo criou aquilo que define os grandes escritores: um mundo literário próprio, imperecível e essencial, que comove e toca profundamente”.
Álvaro Pombo García de los Ríos nasceu em Santander (Espanha) em 1939. É licenciado em Filosofia e Letras pela Universidade Complutense de Madri e possui um Bachelor of Arts em Filosofia pelo Birkbeck College de Londres. É membro da Real Academia Espanhola de Letras desde 2004.
O autor tem uma extensa trajetória, com quase meio século de publicações, entre romances, contos, artigos na imprensa, ensaios e livros de poesia.
Ele já recebeu diversos prêmios e distinções, como o XIII Prêmio Fundação Francisco Umbral de melhor livro de 2023, o XXXV Prêmio Internacional Menéndez Pelayo em 2023 concedido pela Universidade Internacional Menéndez Pelayo, o Prêmio Honorífico das Letras de Santander em 2018, o Prêmio Herralde, por El héroe de las mansardas de Mansard em 1983, entre muitos outros.
Júri
O júri foi presidido por Luis Mateo Díez, autor vencedor do Prêmio Cervantes 2023, e teve como vice-presidente María José Gálvez, diretora-geral do Livro, do Quadrinho e da Leitura do Ministério da Cultura.Além disso, o júri foi composto pelos seguintes membros: Carme Riera, pela Real Academia Espanhola; Rosa Betty Muñoz, representando a Real Academia Chilena de la Lengua; Jaime Garau, pela Conferência de Reitores das Universidades Espanholas (CRUE); Cuauhtémoc Pérez, pela União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUALC); Luisa Castro, pelo Instituto Cervantes; Ángeles García, pela Federação de Associações de Jornalistas da Espanha (FAPE); Benjamín Torres, pela Federação Latino-Americana de Jornalistas (FELAP); Minni Swahney, pela Associação Internacional de Hispanistas; Marta Sanz Pastor, pelo Ministério da Cultura; e Rafael Cadenas, escritor premiado na edição de 2022.