• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fionwë, filho de valar.

• Criador do tópico Criador do tópico camila*
  • Data de Criação Data de Criação

camila*

Usuário
Vagando em textos pela internet, minha grande curiosidade me levou a um trecho de The Shaping of Middle-earth, cap.19 pp 163-165.

Após o triunfo dos Deuses, Eärendil continuou a navegar nos mares do céu, mas o Sol o queimava e a Lua o perseguia-o no firmamento... então os Valar desceram o seu navio branco Vingilot para a terra de Valinor, e encheram-no com brilho e consagraram-no, e lançaram-no através da Porta da Noite. E por muito tempo Eärendil navegou na vastidão sem estrelas, Elwing a seu lado, o Silmarill na sua fronte, navegando o Escuro atrás do mundo, uma brilhante e fugitiva estrela. E algumas vezes ele voltava e brilhava atrás dos cursos do Sol e da Lua sob a proteção dos Deuses, mais brilhante que todas as outras estrelas, o marinheiro do céu, mantendo guarda a Morgoth até os confins do mundo. Dessa forma deverá navegar até que veja a Última Batalha que se passará nas planícies de Valinor.

Assim falou a profecia de Mandos, que ele declarou em Valinor durante o julgamento dos Valar: quando o mundo estiver velho e os Poderes se cansarem, então Morgoth deverá retornar através da Porta para fora da Noite Eterna; e ele deverá destruir o Sol e a Lua, mas Eärendil virá até ele como uma chama branca e o derrubará dos ares. Então deverá ser travada a última batalha sobre os campos de Valinor. Naquele dia Tulkas lutará com Melkor, e à sua direita estará Fionwë (filho de Manwë e Varda) e à sua esquerda estará Turin Turambar, filho de Hurin, Mestre do Destino; e será a espada negra de Turin que trará a Melkor a morte e fim definitivo; e então os Filhos de Hurin e todos os homens estarão vingados.

Então os Silmarils serão recuperadas do mar da terra e do céu; pois Eärendil descerá e dará aquela chama a qual mantinha posse (o Silmaril). Então Fëanor utilizará as Três e com seu fogo reacenderá as Duas Árvores, e uma grande luz surgirá; a as Montanhas de Valinor serão rebaixadas, para que a luz possa atingir o mundo todo. Naquela luz os Deuses se tornarão novamente jovens, e os Elfos despertarão e todos os mortos ressuscitarão, e o propósito de Ilúvatar estará completo em relação a eles. Mas dos Homens naquele dia a profecia não fala, com exceção de Turin apenas, e ele é nomeado entre os Deuses.

Fontes:
http://duvendor.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=319&Itemid=53
http://www.valinor.com.br/artigos/tirith_aear/o_apocalipse_segundo_tolkien!.html

Embora me tragam várias informações novas esse texto, eu fiquei muito intrigada com a parte de 'Fionwë, filho de Varda e Manwë. Afinal, os valar podiam ou não ter filhos?

De inicio, essa era uma idéia de Tolkien sim, mas, após os anos, ele decidiu fazer com que os Ainur não se reproduzissem, e esse filho seria subtituído por Eonwë, o arauto de Manwë

Bem, eu creio que não, camila*. Talvez esse Fionwë seja uma espécie de filho de criação. Mas eu li em algum lugar, não posso afirmar [não ainda, com toda a certeza], que a Segunda Profecia de Mandos já foi descartada.

Em uma versão primitiva da obra, sim. Mas Tolkien provavelmente abandonou esse pensamento em seus textos posteriores e revisões. Alguns textos ficaram com essa idéia exatamente por não terem sido revisados antes da morte do autor.

Abraços.

Hm, eu nunca tinha lido uma obra que falasse que os Valar pudessem ter filhos, por isso fiquei intrigada quando encontrei esse texto na net (há alguns minutos atras).
Mas então o próprio Tolkien mudou de idéia?

Sim, ele mudou de idéia. Em textos primitivos, Eonwë era tido como filho de Manwë e Varda.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back