Nelsinho fala ao Globo Esporte:
GLOBOESPORTE.COM: Você acha que o sucesso de Lewis Hamilton na Fórmula 1 ajuda os pilotos que saem da GP2?
NELSINHO PIQUET: Acho que sim. Mas, se o Lewis Hamilton estivesse no lugar do Heikki Kovalainen, ele estaria fazendo as mesmas coisas, com um erro aqui, um ali. Ele estaria andando em um carro que não é o mais rápido e teria de forçar mais para conseguir resultados. É muito mais simples pegar um carro que já é o melhor do grid e marcar a pole ou um segundo lugar. Aí ele faz uma corrida sem tráfego, só com o ar à sua frente e com a própria estratégia. Você não tem que forçar tanto. Lógico que ele tem o Alonso junto com ele, mas é um trabalho de equipe. Um não pode tirar o outro. Por ele estar no carro certo, no lugar certo, ele mostra um pouco mais. Isso não aconteceu com o Kovalainen ou com o Rosberg. O Nico é um bom piloto, mas nunca teve um carro competitivo.
No ano passado, vocês disputaram o título até a última etapa. Qual o segredo para vencer o Lewis Hamilton?
Não existe segredo para ganhar corridas. Você precisa ser rápido. E o Hamilton só ganhou duas corridas neste ano.
A regularidade é uma das boas qualidades dele?
A regularidade dele é a regularidade do carro. Ele nunca quebrou em uma corrida, nunca teve problemas, o carro é sempre um dos mais rápidos. Então, não tem muito o que fazer. Se ele continuar com o trabalho da mesma forma que fez até agora, vai chegar ao pódio em todas as corridas. É só não quebrar. A McLaren está meio segundo mais rápida que as outras equipes.
No ano passado, você disse, em entrevista ao Papo de Sábado do GLOBOESPORTE.COM, que a imprensa inglesa dava mais espaço para o Hamilton. Você se acha melhor do que ele?
Não me acho melhor do que ninguém. Mas quando eu sento no carro e ando, eu mostro o que mostro. Para saber se sou melhor do que o Hamilton, tenho que estar na mesma equipe e com o mesmo carro. As coisas deram muito certo para ele e muito errado para outras pessoas.
Então, qual o fator principal para ele estar na frente neste ano?
Só o fato de ele ter pego os pneus Bridgestone agora e o Alonso ter saído de anos com os Michelin, foi um ponto a menos para o espanhol. Ele é um piloto muito agressivo e os novos pneus não aceitam esse estilo. É o que está acontecendo com o Kimi Raikkonen, Robert Kubica e Heikki Kovalainen, que são muito agressivos. Com o Michelin, tenho certeza de que todos estariam melhor na temporada.
Bocudo como o pai