Melian
Período composto por insubordinação.
Tradicionalmente, quando criamos um tópico sobre algum livro, temos o costume de colocar uma sinopse, que cumpre a função de apresentar o enredo da obra. É exatamente aqui que este tópico se difere dos demais, porque a pessoa que decidiu criá-lo ainda não sabe exatamente do que se trata o livro, só sabe que deseja embrenhar-se num mundo de fantasia que parece ser interessante. Dentre as escassas informações que tenho sobre Little, Big, destaca-se a de que o livro foi lançado em 1981 e, em 1982, ganhou o World Fantasy Award.
A premissa do livro, conforme este site, é a seguinte: Edgewood tem muitas casas, todas colocadas umas dentro das outras ou umas sobre as outras. É cheio e rodeado de mistério e encantamento: quanto mais você avança, maior fica. Smoky Barnable, que se apaixonou por Daily Alice Drinkwater, chega a Edgewood, a casa de sua família, onde se vê atraído para um mundo de estranheza mágica. O trabalho de Crowley tem uma alquimia especial — misturar o mundo que conhecemos com um mundo imaginado que parece mais verdadeiro e real.
Como boa controladora que sou, encaro a presente empreitada como um exercício de confiança. Sinto-me como uma pessoa que está usando uma venda e, por isso, precisa ser conduzida por outrem que, vez ou outra, verbaliza algumas instruções: "dê dois passos para a direita e, em seguida, um passo para a esquerda". Acontece que o meu guia, isto é, o idioma em que o livro foi escrito, constitui-se como um desafio a mais, porque não sei ler em inglês. Por isso, pode ser que eu tropece, várias vezes, enquanto tento caminhar pelo mundo fantástico de John Crowley. E é aquela história, quando a gente tropeça, pode cair ou aprender a voar. Espero que, em breve, vocês possam ouvir o som das minhas asas.