Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Bom , como Tolkien era fervorosamente católico então Melkor ( MOrgoth) era O Diabo, certo??
Melkor representa o mal primordial. Como Satanás o representa também...
Foi como eu disse Bentus, entraríamos em outra grande discussão...
Talvez digna de um tópico todinho pra ela
Mas resumindo, em ambos os casos - o que é tratado como mal é tudo aquilo que age pra si, por si, pensando apenas em seus ideias, sem se importar com o que eles podem implicar aos outros.
E ao bem, reserva-se uma característica altruísta.
Ou ainda, aqueles que buscam ao seu bem - porém desde que esse bem não signifique obstáculos, dificuldades na dos outros...
Isso sem levar em consideração a ingratidão, ambos são criaturas de um ser mais elevado. Um ser que permitiu sua existência, ou seja, ambos só existem à vontade de um mior, mais poderoso.
Bom, de acordo com os estudos que fiz de diversos autores especialistas em teologia, e em conversas há um bom tempo atrás com outros estudiosos, ambos afirmam que ele não era Católico e sim Cristão, são expressões bastante diferentes. Há correntes que afirmam as obras dele como malígnas (domoníacas); é verdade sim. É só fazer uma corrida bibliográfica atual e você verá várias correntes de pensamentos.
Elring, eu não sei se podemos ser tão enfáticos. Se tem diferenças bem grandes, também tem semelhanças bem óbvias.
Além disso, nas Cartas ele dá a entender, inclusive pelos nomes que usa, que Melkor era uma versão tolkieniana de Lúcifer. Claro que não era igual, mas uma versão bem convincente.
Ah, Lúcifer era um Serefim
Há mais diferenças do que a simples maldade que impulsiona Melkor e Lúcifer, Maglor. A principal delas é que o Vala não tem poder de corromper os espíritos e prendê-los contra a vontade de Eru. Bem dieferente do Tinhoso que tem esse poder e pode subjugá-los por toda a eternidade. E nem mesmo os eldar podem ter o seu fëa retido por qualquer Vala, com a excessão de Mandos, e mesmo esse sob a ordem direta de Ilúvatar.
Belfalas, que autores você leu que dizem que Tolkien não era católico? Todas as biografias de Tolkien, oficiais e não-oficiais, registram como um dos fatos mais importantes de todos os aspectos da vida de Tolkien o catolicismo. Ele ia à missa não todos os domingos, mas todos os dias.
Cristão é um termo que engloba mais pessoas do que catoliscismo, porque existem os cristãos protestantes. O nome da religião não é "católica", mas "cristã". É aquela comparação: todo católico é cristão, mas nem todo cristão é católico.
o que difere de Lúcifer que, mesmo sendo querido por Deus, ou seja, estar presente no "pnesamento de Deus", fazer parte de sua obra boa, mas decidir ser "mal" e contrariar os desígnios traçados para