• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mpox (monkeypox ou varíola do macaco)

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Em 14 de agosto, a Organização Mundial da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional para a Mpox. A medida considera o aumento de casos na República Democrática do Congo e em países vizinhos, com potencial de propagação para outros países africanos e fora do continente. Também foi identificada uma nova variante do vírus, mais transmissível e que causa doença mais grave. Em 2024, o número de casos na África somam mais de 15 mil, com 537 mortes até agora. O número é maior do que o registrado em 2023.

O Ministério da Saúde do Brasil instalou um Centro de Operações de Emergência para Mpox no país na semana passada. Em 2024, foram registrados 709 casos no Brasil, com maior número nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: Correio do Povo


Bem, cedo ou tarde alguém teria de abrir um tópico para falar dessa nova praga que está causando problemas e preocupações... Ai, ai, ai... 😶‍🌫️
 


[...]
O imunizante brasileiro ganhou maior projeção depois que a mpox foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) emergência em saúde pública de importância internacional, em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. A vacina nacional, entretanto, já vinha sendo desenvolvida há 2 anos, desde a primeira emergência global provocada pela doença.

De acordo com a UFMG, a dose brasileira utiliza um vírus atenuado e não replicativo, o que torna o imunizante “extremamente seguro”, inclusive para uso entre imunossuprimidos e gestantes. Os testes iniciais da vacina, segundo a universidade, apresentaram bons resultados, demonstrando “indução de neutralizantes, resposta celular e resposta robusta contra a doença”.

Nas redes sociais do CTVacinas, a líder da Plataforma de Vetores Virais e Expressão de Célula Eucariota, Karine Lourenço, explicou que, durante a fase de pesquisa, a vacina demonstrou ser “protetora e esterilizante”.

Segundo ela, o país já é capaz de produzir em larga escala a cepa atenuada do vírus vaccinia, gênero causador da doença. “Estamos prontos, em pouquíssimo tempo, para poder submeter essa vacina à Anvisa. E, quem sabe aí, o ensaio clínico”.

[...]
 

"A mpox não é a nova Covid. Seja o clado 1 da mpox, que originou a epidemia atual na África central e oriental, ou o clado 2, que originou a epidemia de 2022 no mundo", disse Hans Kluge, diretor europeu da OMS.


Indo direto ao ponto, pra quem tiver preguiça de clicar e ler a matéria. :lol:
 
Esperamos que seja verdade. Ninguém merece mais uma epidemia em tão pouco tempo.

O bom é ver que já estão correndo atrás de uma vacina para evitar uma nova situação parecida como foi da covid.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo