• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Museu Do Futebol

• Criador do tópico Criador do tópico Finrod
  • Data de Criação Data de Criação
F

Finrod

Visitante
Prefeitura de São Paulo lança projeto de museu do futebol

Publicidade

da Folha Online

Numa parceria entre a Prefeitura de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi lançado nesta segunda-feira o projeto do Museu do Futebol, que funcionará no estádio do Pacaembu.

O investimento no museu, que deverá ser inaugurado em dois anos, será de R$ 25 milhões. A expectativa dos organizadores é mostrar toda a trajetória do futebol brasileiro.

"Esta é uma ótima iniciativa. O Brasil é pentacampeão do mundo e não tem um museu. Nós realmente precisávamos disso", disse Pelé, que fez parte da campanha do Brasil nos títulos de 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1970 (México).

O ex-jogador informou que vai ceder material de sua coleção particular para o acervo

----------------------------

ALELUIA...
Somos penta e nda de museu... q vergonha
To apoiando a ideia! :cool:

a ideia e muito boa, e com o apoio da globo, acho q vem um bom investimento por ai...mas naum acho legal a ideia de ficar num estadio, acho q mercecia um predio proprio... e ainda mais no pacaembu... acho q se tivesse q fazer, tinha q ser no morumbi ou maracana...

É sempre bom, principalmente pra nós, ávidos por conhecimento, galera na faixa dos 20, que nao viveu a época de 50, 60 e 70, ter um museu, e nao apenas ouvir na TV as histórias do Dadá Maravilha, Casagrande, Batista, Falcão contam e por ai vai..

the lonely bard disse:
a ideia e muito boa, e com o apoio da globo, acho q vem um bom investimento por ai...mas naum acho legal a ideia de ficar num estadio, acho q mercecia um predio proprio... e ainda mais no pacaembu... acho q se tivesse q fazer, tinha q ser no morumbi ou maracana...

Fizeram no Pacaembu por ser um estádio mais antigo, mais tradicional e por ter o apoio da Prefeitura de São Paulo.

O Morumbi já tem o Museu do São Paulo. Me parece que o Maracanã tem um Hall da Fama, não é isso?

Eu sou favor da idéias, mas queria que abrir um parentesis.

Não dá pra fazer um museu desses sem antes restaurar a estátua dedicada a tenista brasileira Maria Ester Bueno que estava abandonada no almoxarifado do Pacaembú. Um descaso pra um país cujo povo não tem memória.

Putz, essa mulher foi simplesmente uma das maiores tenistas da história que infelizmente não teve o privilégio de ter uma midia a favor igual teve o Guga.

Tudo bem que nada tem haver com futebol, mas é o minimo que administrador do estádio deve fazer, já que aquela estátua foi feita e dedicada pra estar na entrada do Pacaembú.

po o maracana tem um hall da fama q e ridiculo, naum tem nada, e um museu desse porte e muito melhor q o do maracana... eu acho q naum deiva ser em estadio nenhum...quanto ao museu do sao paulo ai eu realmente naum sei...

the lonely bard disse:
po o maracana tem um hall da fama q e ridiculo, naum tem nada, e um museu desse porte e muito melhor q o do maracana... eu acho q naum deiva ser em estadio nenhum...quanto ao museu do sao paulo ai eu realmente naum sei...

O São Paulo tem o seu próprio memorial que é aberto a visitação pública pra qualquer torcedor. Evidentemente a maior parte do que está lá retrata a história do clube, embora nos ultimos tempos se tornou algo mais amplo.

Evidentemente a idéia do museu da CBF é importante pra que seja algo que abranja toda a história do futebol brasileiro e não apenas um clube.

Última edição:
Sei que o São Paulo e o Santos tem os seus museus. Um tempinho atrás, fiquei sabendo que o Corinthians também fará um.

Acho que, quanto mais se resgata a memória, melhor. Tomara que o Palmeiras, os times do Rio, do Rio Grande, de Minas e muitos outros façam o mesmo.

Cara.. eu conheço o Nilson He-man lá de Ubá q é bizarro.

Ele assumiu a coleção do avô q coleciona tudo de futebol desde 1926 e tem uma casa só com coisas bizarras.

Ele tem coleção diferenciada pra cada jogador. Ele tem um retrato do batizado do Zico q nem o Zico tinha.

Ele já saiu em jornal, é amigo do Romário e tá bem nesse meio mas nunca conseguiu espaço pra divulgar o material q ele tem.

Ele é tipo um dos únicos caras no Brasil com fotos coloridas da seleção de 58 e anterior, coisa q nem a CBF tem.

Fingolfin disse:
Cara.. eu conheço o Nilson He-man lá de Ubá q é bizarro.

Ele assumiu a coleção do avô q coleciona tudo de futebol desde 1926 e tem uma casa só com coisas bizarras.

Ele tem coleção diferenciada pra cada jogador. Ele tem um retrato do batizado do Zico q nem o Zico tinha.

Ele já saiu em jornal, é amigo do Romário e tá bem nesse meio mas nunca conseguiu espaço pra divulgar o material q ele tem.

Ele é tipo um dos únicos caras no Brasil com fotos coloridas da seleção de 58 e anterior, coisa q nem a CBF tem.

O problema é convençer o cara de doar tudo pro museu

Existem vários colecionadores assim por todo o país só que muitos preferem se manter por muitos anos no anonimato total pra evitar um possivel furto. Alguns deles tem verdadeiras preciosidades e quando aparece noticia de um fulano até então "desconhecido" para o público que tinha algo raríssimo é justamente por ele ter evitado a midia.

Isso geralmente acontece quando por razão financeira a pessoa precisa de dinheiro ou então quando ela evelhece e não querendo morrer vendo sua(s) preciosidade(s) em mãos indevidas ela decide doar ou colocar em leilão.

Fazer um guia sem colocar o Pacaembu que por si só tem muita história e mais o Museu do Futebol, é um tiro no pé.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back