eu concordo com vc: existem muitos fãs das histórias do professor, que gostavam da obra antes do lançamento dos filmes, que são extremamente chatos e cricas com tudo! e que levam tudo muito a ferro e fogo...
talvez pq antigamente, antes do que eles chamam de "modinha", era um clã mais fechado: poucos conheciam e assim eles se identificavam de certa forma em cima disso.
com o lançamento dos filmes, além do medo de que fizessem caca com uma obra tão séria (nisso eu concordo, pq eu fui uma das que fiquei com muuuuuuuito medo! rs), ó conhecimento ia dissipar-se, ou seja: a elite tolkeniana, fechada e pequena, tenderia a aumentar e o medo maior era a vulgarização das obras do professor.
é até compreensível isso, mas creio que alguns destes leitores anteriores ao lançamento do filme, e digo os mais ferrenhos, são meio que chatos... e acho tbém que qq grupo, num modo geral, fechado demais, inflexível, é difícil de lidar.
enfim... eu acho que não poderia haver melhor pessoa para dirigir do que o PJ. no começo eu tbem fiquei meio cabreira, pois eu nao conhecia o potencial dele pra dirigir épicos, apesar de que o mesmo era (e ainda é e pra sempre será) um cara que leva as obras do professor à sério demais, que é fã tbém! e isso fez a diferença.
algumas adaptações tiveram que ser feitas pq hollywood exige algumas coisas, especialmente um romance com uma linda mulher (que é o caso da arwen e do aragorn, mas que sabemos que nos livros ela aparece muito pouco, a não ser nos apêndices e em raras aparições (ou citações) no decorrer da história)... isso foi uma das coisas que mais me encheu o saco no filme, não que não tenha sido legal ele abordar, mas enrolaram demais em algumas partes, enfim... e cada um deve ter sua opinião, né? rs
a chatice foi a febrinha teen do endeusamento das personagens depois como gatinhos da vez das adolescentes: orlando bloom e elijah wood em especial.
tudo bem que eles são realmente uns gatos, mas o importante é que as pessoas, independente de como começaram a gostar de senhor dos anéis, possam tbém resgatar a verdadeira origem disso tudo e não focar-se somente nos filmes. isso sim é válido! e muito legal! honra e muito a memória do grande tolkien!
mas tudo bem... eu creio que não estragou nada!