Bom....não é racional comparar livro com cinema. São duas artes diferentes e igualmente válidas! Ambas são riquíssimas! O cinema, por exemplo, pode passar em imagens algo mais forte e significativo que meras palavras. Depende muito de como é feita uma adaptação. Do modo como foi adaptado, ficou excelente. Virou a maior obra-prima da fantasia de todos os tempos, igualmente do gênero épico, ao lado dos filmes do Akira Kurosawa, de Lawrence da Arábia, Ben Hur, Os Dez Mandamentos....
Acho que não é pra qualquer diretor conseguir fascinar milhões de pessoas com sua visão subjetiva da obra, sendo que cada pessoa tinha uma visão particular de cada trecho antes que fosse adaptado. E como, hoje, poderíamos imaginar um ator melhor que Mckellen para interpretar Gandalf? Ou Mortensen para interpretar Aragorn, Hugo Weaving para interpretar Elrond, Bernard Hill para interpretar Théoden, Christopher Lee para interpretar Saruman, Andy Serkis para interpretar Gollum..literalmente esses atores SÃO os personagens do livro. Poderíamos pedir mais? Claro que a resposta é NÃO! Se melhorasse, estragaria! =)
Foi um desafio enorme ter conseguido encontrar atores que se encaixasssem na alma dos personagens do livro. E aconteceu que, literalmente, PJ deu vida à Terra-média de forma sublime. A trilha sonora belíssima ajudou a nos transportar para aquele mundo, as belas paisagens escolhidas tbm são literalmente aquilo que Tolkien escreveu! Isso é fato! Atores, efeitos especiais, paisagens, roteiro, fotografia....foi uma sinergia maravilhosa e emocionante! Não poderia ter sido melhor!
Entrou para a história do cinema e para dentro de cada um de nós como uma obra cinematográfica imortal, para quem só estava acostumado com filmes Hollywoodianos explosivos ou com aqueles "afetados" e melancólicos europeus. Precisávamos de uma obra escapista como esta!
Portanto, sou grato a Eru por ter me deixado viver esta época para assistir a uma obra memorável!